Ir direto para menu de acessibilidade.
Cachaça de Alambique

UFLA está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento profissional de produção de cachaça de alambique

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 05 Abril 2022 15:13 | Última Atualização: Terça, 05 Abril 2022 15:13 | Acessos: 1713
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está com inscrições abertas para a 1ª turma do curso de extensão para aperfeiçoamento profissional de produção de cachaça de alambique. O curso abrange toda a cadeia produtiva da cachaça, desde o plantio até a comercialização. As inscrições ocorrem até o dia 20 de junho e devem ser feitas pelo formulário disponível on-line

O curso será presencial e está programado para ser realizado no período de 30 junho a 2 de julho de 2022, das 7h às 22h. Haverá visita técnica, práticas em laboratórios atreladas a uma exposição do Empresa Alambiques Santa Efigênia, paralelamente às aulas de dimensionamento e destilação que ocorrerão no prédio do Departamento de Química. 

O valor do curso é de R $1.480,00 com todo o material incluído e 3 lanches por dia. Haverá ônibus todos os dias para transportar os discentes do curso, da portaria da UFLA até o local das aulas e laboratórios. 

Dúvidas e comentários devem enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais sobre o curso

A cachaça, bebida genuinamente brasileira com características peculiares, é uma fonte de renda para muitos produtores e está em franca expansão de exportação. Apesar de ser produzida em quase todos os estados brasileiros, a cadeia produtiva da bebida não é homogênea. Para que se obtenha uma bebida de qualidade dentro dos padrões físico-químicos, cromatográficos e sensoriais há necessidade de conhecimentos básicos em toda a cadeia produtiva.  

O curso de Extensão “Treinamento e Qualificação Profissional de Produção de Cachaça de Alambique” traz esses conhecimentos aos interessados na área, de uma forma simples e clara, para que possam ser aplicados pelos participantes em toda a cadeia produtiva, fazendo com que ao final se obtenha uma bebida dentro dos padrões estabelecidos pela Legislação, sensorialmente agradável e diferenciada, e que seja rentável economicamente.   

O curso passará pelas seguintes etapas: 

   1)   Exposição de equipamentos realizada pela Empresa Alambiques Santa Efigênia

   2)   Cultivo da Cana-de-Açúcar

   3)   Aspectos Legais para a Produção de Bebidas Fermentadas e Destiladas

   4)   Dimensionamento e Projetos de Unidade Produtora

   5)   Processo Fermentativo

   6)   Processo de Destilação

   7)   Análises Físico-Químicas de Cachaça

   8)   Armazenamento/Envelhecimento

   9)   Análise Sensorial

  10)  Aproveitamento de Resíduos

  11)  Comercialização