HOMENAGEM RECEBIDA

Missão da UFLA na República do Mali foi pauta de reunião na Reitoria nesta segunda (18/4)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 18 Abril 2022 16:39 | Última Atualização: Segunda, 18 Abril 2022 18:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma equipe de professores envolvidos na missão recente realizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na República do Mali (África) reuniu-se com o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e com a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, nesta segunda-feira (18/4). O objetivo foi consolidar o relato das ações desenvolvidas e entregar à Instituição a homenagem enviada pelo embaixador do Brasil no país africano, Carlos Eduardo de Ribas Guedes.

De acordo com o coordenador do projeto na UFLA, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, a homenagem é um reconhecimento pelo auxílio que a UFLA vem dando às ações da cooperação Brasil-Mali. De 27/3 a 2/4, docentes de diversas áreas da UFLA estiveram no país para a instalação de campos demonstrativos para o cultivo de algodão, com o objetivo de apresentar técnicas de conservação do solo e adubação. Eles também participaram de discussões sobre a busca de soluções para o bem-estar da população local, como alternativas simples para melhorar a alimentação, o sistema de saneamento básico, entre outras questões que podem resultar na diminuição do índice de mortalidade no país.

A pasta de homenagem enviada à UFLA pelo embaixador do Brasil na República do Mali  traz o símbolo de chiwara, que, segundo a mitologia daquele país, representa o antílope que ensinou o cultivo dos campos ao homem.

A missão foi intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e pela Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil, e integra um conjunto de projetos que envolvem a UFLA desde 2014. "Eu me lembro, nessa época, de ter recebido o primeiro contato da ABC sobre essa demanda, quando ainda estava na Assessoria Acadêmica da Universidade. Hoje já temos muitos desdobramentos, em projetos diferentes. Esse intercambio com a África é uma ação de internacionalização que vem consolidando a cooperação entre a UFLA e o continente", disse o reitor, ao parabenizar todos os servidores empenhados nos projetos.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane, realcou que, durante os contatos da ABC com a UFLA, a Agência reconhece a qualidade da participação da Universidade nos projetos. "Agradeço, pela Proec, o esforço de todos em tornar esses projetos tão efetivos", ressaltou.