Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

UFLA sedia 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – inscrições abertas!

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 19 Abril 2022 17:27 | Última Atualização: Terça, 19 Abril 2022 17:30
cartaz do evento

As provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022 (OBA) serão realizadas no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no dia 20/5. Os estudantes interessados em participar do processo por meio da UFLA devem realizar a inscrição gratuitamente até o dia 29/4, acessando o formulário.

Podem participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio, regularmente matriculados. Serão quatro níveis distintos de aplicação:

Nível 1: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do primeiro ao terceiro ano. A duração desta prova é de até duas horas.

Nível 2: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do quarto ao quinto ano. A duração desta prova é de até duas horas.

Nível 3: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do sexto ao nono ano. A duração desta prova é de até duas horas.

Nível 4: destinada aos alunos do ensino médio, regularmente matriculados em qualquer série/ano. A duração desta prova é de até três horas.

Para o ensino fundamental, a prova será das 9h às 11h, e para o ensino médio, das 14h às 17h.

As inscrições dos alunos na plataforma da OBA são realizadas pelo professor representante da instituição cadastrada para aplicação, podendo ser atualizada posteriormente pelo aluno na plataforma de aplicação de prova, através de link a ser enviado pelo professor. Excepcionalmente, se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada ou interessada em participar da OBA, o estudante interessado pode recorrer a outra escola de sua região cadastrada. A UFLA é uma das instituições de ensino cadastradas para a aplicação.

Sobre a OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Desde 2018, a UFLA, por meio do Departamento de Física da UFLA (DFI/UFLA) - com os projetos de divulgação científica “A magia da Física e do Universo” e ”Festas das Estrela” - e do Museu de História Natural (MHN/Proec/UFLA), promove cursos e aplica a prova da Olimpíada no câmpus, em Lavras, e em Nepomuceno (MG), na escola Curumim. Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as provas foram on-line e a UFLA continuou trabalhando virtualmente com os estudantes de Astronomia e Astronáutica de Lavras e Nepomuceno. Devido ao novo cenário epidemiológico, a OBA voltará a ser realizada somente na forma presencial.

Serão premiados com medalhas os melhores classificados na Olimpíada. Os alunos do nível 3 (regularmente matriculados no nono ano, com notas maiores ou iguais a 9), e todos os alunos do ensino médio (nível 4, com notas maiores ou igual a 7) serão automaticamente convidados para participarem do processo seletivo para representar o País nas Olimpíadas Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

Festa das Estrelas

Idealizado pelo os professores Departamento de Física da UFLA (DFI/UFLA), Karen Luz Burgoa Rosso e José Alberto Casto Nogales Vera, o projeto Festa das Estrelas promoverá entre os dias 4 a 27 de maio o curso “Introdução à Astronomia Cultural no Contexto Educacional”. Podem participar  do curso estudantes e professores dos níveis fundamental, médio e superior. O curso é online e gratuito, as inscrições podem ser realizadas através do formulário

Confira a programação:

04/05 - Das 19h às 21h - Nascimento do Universo: o que sabemos? -  Prof. Dr. Jose Alberto Costa Nogales Vera (PPGECA/UFLA)

05/05 - Das 19h às 21h - Nascimento da Astronomia  - Prof. Flavia Pedroza Lima (URFI/PlanetaRio)

06/05 - Das 19h às 21h - Astronomia Cultural - Prof. Flavia Pedroza Lima (URFI/PlanetaRio)

11/05 - Das 19h às 21h -  Caminhos outros existem para uma educação descolonizadora? - Prof. Dr. Bruno Monteiro (URF))

12/05- Das 19h às 21h - Roda de Conversa: A Astronomia Cultural para uma educação libertadora o Mediadora Prof. Dr Karen Luz Burgoa Rosso (PPGECA/UFLA)

13/05 a 27/05 - Das 19h às 21h -  Da teoria à prática: apresentações