capacitação

Professor da UFLA é convidado a participar da plataforma global “Wikifarmer” de educação em agricultura

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 20 Abril 2022 11:55 | Última Atualização: Terça, 10 Mai 2022 14:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

O professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gilmar Tavares, que atua no Departamento de Engenharia Agrícola da UFLA (DEG/EENG) como professor voluntário, foi convidado a participar da criação da área de Agroecologia da plataforma global Wikifarmer, biblioteca digital que visa à capacitação de agricultores e profissionais do mundo. Trata-se de um novo espaço de apoio ao agricultor familiar ou pequeno produtor rural.

A plataforma disponibiliza centenhas de artigos com diretrizes de práticas agrícolas, em mais de 15 idiomas. O objetivo é oferecer a todos os agricultores do mundo, de forma gratuita, um material educacional relevante, com novidades científicas, avanços tecnológicos e manuais práticos que podem ajudá-los a melhorar a sua produção e renda de forma sustentável. Acredita-se que por meio da educação, é possível que acessem o mercado aberto, para ofertarem e venderem os seus produtos a preços justos.

O professor Gilmar Tavares sugeriu a criação da área de Agroecologia, com ênfase em “Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia”, sendo assim colaborador/autor, e assim tornou-se colaborador/autor, redigindo matérias tecno-extensionistas, nos moldes da organização. Gilmar já publicou os seguintes artigos na plataforma: “Sustainable Socio-Environmental Technologies of Agroecology”; “The principles and guidelines for successful composting” e “Agroecology: an effective alternative to prevent new pandemics”.

WIKIFARMER:

Site (página inicial): https://wikifarmer.com/pt-br/