ROBÓTICA

Equipe Troia conquista primeiro lugar em Campeonato Internacional de Robótica

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 04 Mai 2022 14:30 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 08:02
Gentileza solicitar descrição da imagem
Equipe Troia no campeonato internacional

A Equipe de Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (Troia/UFLA) foi uma das vencedoras do Campeonato Internacional de Robótica RSM Challenge 2022. O evento foi realizado entre os dias 21 e 23/4, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). A equipe Troia foi campeã na modalidade Combate pela categoria Beetleweight, de robôs até 1,36 kg (ou 3 lb) e comandos por controles.

Durante os três dias do campeonato, cerca de 550 competidores de oito países disputaram em treze categorias, divididas de acordo com as especialidades dos robôs. A equipe Troia consagrou-se campeã na categoria Beetleweight com a excelente performance do Robô Cavaco, projetado e construído pelo grupo. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas também tiveram a participação de robôs controlados a distância e de unidades que funcionam de forma autônoma.

De acordo com Ricardo Piero Lippoli Batista, estudante do quarto período do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA e membro da equipe Troia, o Robô Cavaco estreou em competições em 2016. Porém, desde sua criação, muitas mudanças ocorreram com o objetivo de torná-lo mais competitivo. “O robô que foi campeão da RSM começou a ser projetado em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, houve mudanças na estrutura e também na adição de acessórios, como imãs na tampa e no fundo, que melhoram a locomoção como um todo”, explica.

Além do primeiro lugar na categoria Beetleweight, a equipe Troia conquistou o segundo lugar na categoria Very Small Size Soccer (competição de futebol de robôs), com o time Fifi Soccer Team. Nessa categoria, cada equipe é responsável por desenvolver todo o software para que os robôs possam agir de forma autônoma. Segundo Ricardo, o Fifi Soccer Team surgiu em 2019, quando entrou no Troia um membro que já tinha experiência na categoria, adquirida em uma equipe de outra universidade. Ele usou esse conhecimento para dar início ao time do zero, e sua primeira competição foi a Winter Challenge 2019, onde conquistou o 4º lugar.

Texto: Mathews de Oliveira Silva, bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes