INFÂNCIA SAUDÁVEL

Semana Mundial do Brincar teve participação do Nedi e do projeto BrincArte

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 01 Junho 2022 18:04 | Última Atualização: Quarta, 01 Junho 2022 20:52

Na Semana Mundial do Brincar, celebrada de 21/5 a 29/5, a rotina das crianças do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA) ganhou uma programação especial. O projeto de extensão “BrincArte: tecendo experiências brincantes no Nedi” desenvolveu ações brincantes específicas que  mobilizaram 96 crianças, nas diferentes faixas etárias atendidas pela escola, que variam de três a cinco anos de idade.

A proposta para as turmas de três anos foi uma “Contação de História” com o livro “Pinóquio", considerado um dos personagens clássicos da literatura infantil. A atividade destacou a importância de ler para as crianças, pois essa ação promove estímulos para a criatividade e imaginação. Houve também a proposta de musicalização, com as canções “Cara de Quê?” e “Estátua diferente”. As músicas apresentam algumas expressões para serem realizadas de forma dançante, com muito ritmo, movimento e diversão.

Nas turmas de quatro anos foi realizada uma brincadeira de mímica, a partir de cartas sorteadas pelas crianças.  As opções foram planejadas de modo que as crianças não tivessem dificuldades para se expressa e que interagissem por meio da corporeidade. As crianças tinham que pensar e criar uma mímica que representasse alguns objetos, animais e situações.

Já nas turmas de cinco anos foram realizadas duas propostas: “Futebol de Tecido” e “Dança com Bambolês”. A primeira proposta exige trabalho colaborativo. Para realizá-la é necessário um grande tecido com um ou dois cortes circulares (gol). O objetivo é fazer gol acertando as bolinhas nos furos, somente mexendo no tecido.  A segunda foi desenvolvida a partir das mesmas regras que a “Dança das Cadeiras”, já muito famosa e querida pelas crianças.

O projeto BrincArte é coordenado pela professora do Nedi Katia Batista Martins e pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fábio Reis. As ações foram iniciadas em 2020, de forma remota, devido à pandemia causada pela Covid-19. Em 2022, com o retorno das atividades presenciais do Nedi, bolsistas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física iniciaram as atividades do projeto de forma presencial, planejando e desenvolvendo propostas brincantes com as crianças.

A Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância, movimento internacional em prol da infância digna e saudável. O tema selecionado para este ano foi “Confiar na força do Brincar”, com o objetivo de espalhar o brincar por todo o Brasil como um ato transformador e essencial.

Segundo a professora do Nedi Adriana Prycila Duarte, no Grupo 3, a proposta do BrincArte para a semana mundial do brincar foi muito significativa: “as crianças adoram ouvir histórias ao ar livre, e ainda não tinham tido a oportunidade de ouvir a história do Pinóquio. Elas interagiram bem com a bolsista Camila, ficaram atentas, conversaram e dançaram. Considero uma proposta relevante por ser mais uma oportunidade brincante para as crianças aprenderem.”

Para a professora Katia, coordenadora do projeto, é realmente necessário confiar na força do brincar e em seu potencial criador. “O brincar requer entrega, envolvimento e confiança”. A professora ainda complementa dizendo que é preciso ofertar oportunidades para que as crianças vivenciem experiências brincantes. “Como educadoras, precisamos facilitar a concretização dessas experiências”.  No total, 96 crianças participaram das propostas brincantes desenvolvidas pelo projeto para a Semana Mundial do Brincar.

Para ter acesso a todos os registros das brincadeiras acesse o perfil da rede social instagram do BrincArte (@brincarteufla). Atualmente o projeto está atuando de forma presencial no Nedi com propostas brincantes e recebe bolsistas previamente selecionados/as por meio de edital no site da Proec.