brincadiquê

Cerca de 450 pessoas estiveram na UFLA para uma tarde brincante

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 02 Junho 2022 10:39 | Última Atualização: Quinta, 02 Junho 2022 12:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Cerca de 450 pessoas, adultos e crianças, puderam usufruir de uma tarde com brincadeiras tradicionais da cultura infantil no último sábado (28/5), na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Foram contempladas brincadeiras de rua, de mão, brincadeiras de corpo inteiro, pega-pega, futebol, queimada, pular corda, amarelinha, aventuras com carrinho de rolimã entre outras, no espaço aberto. A ação contou ainda com a visitação à brinquedoteca do Curso de Pedagogia, momento em que os bebês, crianças pequenas e grandes, puderam usufruir do espaço e dos brinquedos nele disposto.

Para ampliar ainda mais os brincares, o evento contou com a apresentação das histórias cantadas – “O grande Rabanete” e “Duelo dos Mágicos”, encenadas por estudantes da Pedagogia e crianças da comunidade, neste momento a brincadeira do faz de conta ganhou espaço e a diversão foi geral para adultos e crianças.WhatsApp Image 2022 06 01 at 13.30.35

A professora Francine de Paulo Martins Lima, da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH), coordenadora do evento, comenta que a “UFLA se transformou em um verdadeiro território do e para o brincar e nós ficamos felizes com isso, pois a Universidade é também das crianças. Entendemos que enquanto Universidade Pública, precisamos fomentar ações em que a população possa usufruir cada vez mais dos conhecimentos que nela produzimos, entre eles as discussões sobre os tempos e espaços do e para o brincar, reafirmando a potência do brincar e compreendendo-o como um direito universal das crianças, essencial para o seu pleno desenvolvimento, sendo assim, tema relevante para as famílias e, também,  para os professores e futuros professores”.

WhatsApp Image 2022 06 01 at 13.32.14 1A ação é resultado de projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão envolvendo a formação docente comprometida com o direito de brincar a todas as crianças e integrando a programação da Semana Mundial do Brincar proposto pela Aliança pela Infância. A atividade foi promovida por membros da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da UFLA e do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi/CNPq).

O atendimento às escolas para visitação à Brinquedoteca retorna em julho, assim os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.