proec

Comunidade pode colaborar com exposição fotográfica para comemorar os 100 anos do Museu Bi Moreira

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 10 Junho 2022 10:40 | Última Atualização: Sexta, 10 Junho 2022 10:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Membros da comunidade acadêmica e da comunidade de Lavras, que possuam fotografias retratando experiências vividas no Museu Bi Moreira (antigo Prédio Álvaro Botelho), podem contribuir no resgate da memória dessa instituição.

Basta enviar essas fotografias (com uma legenda de até 140 caracteres) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 8 de julho.

A iniciativa é da equipe do Setor de Patrimônio Museológico (Proec/UFLA), que realizará, com o material disponibilizado pelos colaboradores, a exposição virtual “Prédio Álvaro Botelho: construindo a história”.

As fotografias enviadas devem ser acompanhadas de informações gerais, como data do registro, fotógrafo, entre outras que forem pertinentes. As contribuições podem ser feitas com fotografias antigas e recentes. Se não houver possibilidade de encaminhá-las por e-mail, é necessário que o colaborador entre em contato com o Museu, pelo telefone (35) 3829-1205, para que as imagens possam ser digitalizadas e devolvidas a seus proprietários.

Em breve será divulgada a programação completa das comemorações dos 100 anos do prédio Álvaro Botelho.

Museu Bi Moreira

O prédio que abriga o Museu Bi Moreira foi a primeira edificação da Escola Agrícola de Lavras, que deu origem à UFLA. O lançamento de sua pedra fundamental ocorreu em  14 de julho de 1922, data que marca sua inauguração. Inicialmente denominado Pavilhão de Ciências, em seguida o prédio recebeu o nome Álvaro Botelho, em homenagem ao político lavrense, Álvaro Augusto de Andrade Botelho, nascido em 8 de fevereiro de 1860 e falecido em 16 de dezembro de 1917.

A edificação, de 900 m2 e detalhes neoclássicos, localiza-se no Câmpus Histórico da UFLA e, por muitos anos, foi sede administrativa da Instituição. Além de escritórios, o prédio também contava, na época, com salas de aula, biblioteca, laboratórios de física, química, história natural, agronomia e agrologia.

Com a construção do novo câmpus, as atividades administrativas e didáticas foram transferidas para novos prédios. O espaço passou então a ser sede do Museu Bi Moreira, cuja inauguração ocorreu em 9 de setembro de 1983.

O nome do museu é homenagem a Sílvio do Amaral Moreira (1912-1994) - mais conhecido como Bi Moreira -,  jornalista lavrense, ex-tipógrafo da gráfica da ESAL e grande colecionador. Desde jovem, Bi Moreira começou a coletar peças, fotografias e documentos em diferentes suportes, constituindo um acervo de coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, de ciência e tecnologia. Na década de 1980, essa coleção particular foi encampada pela ESAL, atual UFLA.