Ir direto para menu de acessibilidade.
ATLETISMO

Atletas do Cria Lavras sobem ao pódio do Troféu Brasil Interclubes

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 30 Junho 2022 17:11 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 08:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

Dois atletas do Cria Lavras, projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), subiram ao pódio do XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo: Jenifer Nicole Vieira Norberto e Pedro de Oliveira. A competição de clubes de atletismo, considerada a principal da América Latina, ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho, no Estádio Nilton Santos (o estádio da Olimpíada Rio 2016), no Rio de Janeiro.

Jenifer Nicole foi a vencedora da modalidade feminina mais completa, o heptatlo, com a marca de 5.507 pontos. O resultado confirmou sua ascenção na temporada: em abril, Jenifer já havia sido vice-campeã na modalidade. E a atleta  já tem a próxima meta. "Agora é o momento de descansar um pouco para alinhar os próximos passos, porque o ano ainda não acabou e pretendo competir no Sul-americano", conta. 

A conquista do primeiro lugar no Troféu Brasil Interclubes ocorreu no momento em que a atleta concluiu sua graduação: no dia 22, foi a colação de grau da turma de Jenifer no curso de Educação Física da UFLA e ela teve sua atuação no esporte reconhecida pela Instituição com a medalha de mérito esportivo. "Fiquei muito contente por ser premiada com o mérito esportivo e pela coincidência do resultado final acadêmico, a colação de grau, com o esportivo, a subida ao pódio, seguindo o objetivo do projeto Cria Lavras, de conciliar o interesse pelo esporte com o interesse pela educação superior", afirma.

Pedro de Oliveira, filho do professor Fernando de Oliveira, idealizador do Cria Lavras Atletismo, conquistou o bronze na prova do decatlo, modalidade masculina mais completa, com a marca de 7504 pontos. O atleta também vem tendo uma performance crescente, apesar de ter apresentado algumas lesões na temporada.  

Outros estudantes atletas da UFLA também participaram da competição. A estudante de Filosofia da UFLA Jaíny Suelen dos Santos Barreto competiu na prova dos 400m rasos e obteve a marca 53''36, a melhor de sua vida. Com o resultado, conquistou a quarta colocação entre os adultos, no seu primeiro ano na categoria. Já a egressa do curso de Educação Física Ingrid Ellen da Silva Moreira obteve a quarta colocação no heptatlo, com a marca de 4960 pontos. 

Também participaram da competição os seguintes atletas:

Islane Pereira Lopes: 800m rasos, foi a 6ª colocada, com a melhor marca da carreira 2'10''30; 
Pedro Henrique da Silva Alves Martins: salto triplo, 8º colocado, com a melhor marca da carreira 15,44m; 
Carlos Eduardo de Paula Ferreira:  400m sobre barreiras; não avançou para a final, mas realizou a melhor marca pessoal em sua estreia na competição, com 54''58; 
Hellen Cristina Trindade Ferreira: 1500m rasos e 5000m rasos, realizou sua melhor marca na primeira prova, com 4'44''06 e 18'00''10 na prova mais longa.
Camila Paulino de Paiva: avançou para as finais dos 100m com barreiras, mas não conseguiu concluir a prova após colidir com a primeira barreira na final.


 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.