pegue e pague

UFLA inaugura banca de venda de hortaliças no sistema de autoatendimento

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 17 Agosto 2022 11:52 | Última Atualização: Segunda, 22 Agosto 2022 15:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última terça-feira (17/8), teve início, no canteiro central da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma banca de venda de hortaliças frescas e saudáveis, no sistema de autoatendimento. Os produtos ficam expostos e disponíveis para escolha e aquisição do consumidor, que será responsável pela compra e pelo pagamento (com dinheiro ou pix). A banca estará disponível todas as terças-feiras, exceto feriados, das 9h às 13h, tanto para a comunidade interna quanto para a comunidade externa. As hortaliças comercializadas são produzidas no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT).

O coordenador do projeto, professor Valter Carvalho de Andrade Junior, ressalta a importância dessa iniciativa, principalmente pela interação entre Universidade e sociedade.  “Essa interação ocorre por meio das escolas, com participação dos estudantes que vêm para a UFLA toda semana participar das atividades, e claro, há também uma função educativa pelo sistema pague e pegue que é proposto”.

O reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, parabenizou os envolvidos pela iniciativa e destacou que além de inovadora, a maneira como é realizada a seleção e pagamento dos produtos faz com que seja cultivado na comunidade princípios  educativos de honestidade e confiança.

O projeto também conta com a participação dos professores Cleiton Lourenço de Oliveira, Sebastião Márcio de Azevedo, Luciane Vilela Resende e Wilson Magela Gonçalves, além da servidora Stefany Martins da Silva Lino, todos da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (DAG/Esal/UFLA) e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao Núcleo de Estudos em Olericultura (NEO).

A arrecadação das vendas será utilizada para a manutenção do projeto de extensão “Implantação de horta educacional infantil na Universidade Federal de Lavras (UFLA): Plantando sementes para a Educação Ambiental”, registrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Conheça o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia

No Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT), localizado na rodovia Ijaci-Macaia, são feitos plantios de diversas culturas - em apoio ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Os alimentos produzidos são, desde o segundo semestre de 2019, destinados semanalmente ao Restaurante Universitário (RU), atendendo a quase totalidade de sua demanda de hortaliças folhosas, e agora, também são comercializados na banca de autoatendimento no canteiro central.

No CDTT, atualmente, são desenvolvidos mais de 25 projetos e pesquisa e extensão nas áreas de olericultura, melhoramento vegetal, agricultura orgânica, grandes culturas (soja, cana-de-açúcar e milho), sementes, mandioca, biológicas, contando com a participação efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da UFLA. O local funciona como apoio ao desenvolvimento de aulas práticas e campos de estágios para o curso de Agronomia e demais cursos da UFLA.

O coordenador do CDTT, professor Sebastião Márcio Azevedo, explica que a proposta de trazer hortaliças produzidas para comercialização no canteiro central da UFLA tem como objetivo arrecadar verba para a continuação dos projetos lá realizados.

Saiba mais sobre o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia.

Confira as fotos do início das atividades

Assunto(s): hortaliças , autoatendimento , cdtt