COMPETIÇÃO

Equipe Zeus se destaca na Fórmula SAE Brasil 2022

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 31 Agosto 2022 16:12 | Última Atualização: Quarta, 31 Agosto 2022 16:16
Gentileza solicitar descrição da imagem
Membros da equipe Zeus

A equipe Zeus, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conquistou o 3º lugar em eficiência na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil. O carro Z04 apresentou o terceiro melhor desempenho em termos de consumo de combustível no enduro, principal prova da competição.

Os estudantes da UFLA também obtiveram outros resultados de destaque. Entre os 22 carros aptos a participar do enduro, apenas sete conseguiram finalizar a prova; o Z04 foi o primeiro a completar o percurso, de 22 quilômetros. Na prova de aceleração, o carro da Zeus mostrou-se rápido e estável, conquistando o quinto lugar na prova.

Nas apresentações de projetos, o maior destaque foi o projeto de custos do veículo, que rendeu o quarto lugar à equipe. Nas demais apresentações, as pontuações obtidas foram mais elevadas em relação à última competição, realizada em 2019.

Com a soma dos pontos de todas as provas, o carro da Zeus terminou em sétimo lugar na Fórmula SAE Brasil 2022. Participaram da competição equipes de 52 universidades.

A Fórmula SAE Brasil foi realizada entre os dias 9 e 11/8, na cidade de Piracicaba, em São Paulo. O evento é organizado pela Society of Automotive Engineers, com o objetivo de possibilitar aos estudantes de engenharia a oportunidade de realizar na prática a construção de um carro do tipo fórmula. O evento inclui provas estáticas e dinâmicas, com avaliações de performance na pista e apresentações técnicas das equipes.