agroecologia

Confira as ações da Feira Agroecológica da UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 06 Setembro 2022 12:33 | Última Atualização: Terça, 06 Setembro 2022 12:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante o mês de agosto várias atividades foram desenvolvidas junto a Feira Agroecológica na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Houve mostra de materiais sobre a temática da agroecologia e também diversas ações educativas relacionadas à sustentabilidade e sociedade, promovidas pela disciplina de Extensão Universitária, ofertada pelo Departamento de Administração e Economia (DAE) tais como: apresentação musical; aquaponia; saúde única; cultura caipira, compostagem doméstica, redução no uso de sacolas plásticas; consumo consciente; plano de negócios e planejamento estratégico para vida.

As atividades contaram com mostra de livros e doação de boletins técnicos da editora UFLA, fruto da colaboração da Livraria para com as atividades. Discentes de vários cursos da Universidade (Administração, Administração Pública, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências biológicas, e Zootecnia) interagiram com os feirantes, consumidores e frequentadores da feira e também com os 45 estudantes e as professoras da Escola Estadual Dora Matarazzo, que vieram conhecer a Feira e participar das atividades.

A Feira Agroecológica

WhatsApp Image 2022 08 17 at 12.31.50Ocorre no canteiro central do câmpus, em frente ao Centro de Convivência, toda quarta-feira, das 9h às 14h. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável, estimular a responsabilidade socioambiental, a alimentação saudável, bem como estimular ações de ensino, pesquisa e extensão.  São comercializados produtos orgânicos certificados e produtos provenientes do processo de transição para manejo orgânico, principalmente verduras, legumes, frutas, cogumelos, arroz, café, farinhas bem como outros produtos.

WhatsApp Image 2022 08 31 at 12.39.52A Feira é uma realização de diversos atores como a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE/DAE/FCSA) e conta com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).