conquista

Atleta do Cria Lavras Atletismo representará a seleção brasileira nos Jogos Desportivos Sul-Americanos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 09 Setembro 2022 12:24 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 08:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

A atleta Jenifer Nicole Vieira Norberto, do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) “Centro Regional de Iniciação ao Atletismo” (Cria Lavras), foi convocada para representar a seleção brasileira nos Jogos Desportivos Sul-Americanos. O evento será sediado em Assunção-Paraguai, nos dia 12 e 15 de outubro de 2022.  A convocação da atleta é fruto do excelente resultado conquistado na 41ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, realizado neste ano. Na ocasião, a atleta conquistou o primeiro lugar no heptatlo, primeira vez que se consagrou campeã nessa modalidade. Com essa marca, a atleta  ficou em quinto lugar no Ranking Sul-americano, critério de convocação estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Com a preparação do treinador voluntário do projeto Cria Lavras, professor Pablo Ramon Domingos, Jenifer tem se destacado pela sua ótima performance nos campeonatos. Neste ano, a atleta também conquistou o segundo lugar no Heptatlo da Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas e a mesma colocação no Heptatlo na Copa Paulista de Provas Combinadas.

A atleta é recém-formada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFLA e teve que adequar o seu cotidiano em razão dos contratempos que surgiram ao longo deste ano. “No período dessas duas competições eu machuquei o meu pé e tive que recuar bastante os treinos. Em dois meses teria o troféu Brasil, e eu não consegui fazer os treinos 100%. No meio disso tudo, eu estava fazendo a parte final da faculdade, que era o TCC, e um dia antes de começar a competição, foi a minha colação de grau, mas eu não estava presente. No final deu certo, cheguei à competição com um pouquinho de dor, mas consegui terminar a prova e ser campeã pela primeira vez”. A competidora comprova a boa temporada que vem fazendo e tem mais uma oportunidade de competir em 2022, dessa vez com as cores do Brasil.

Jenifer também ressalta a importância do papel do Cria em sua vida. “Comecei no projeto aos 13 anos, junto com a minha irmã, daí em diante nunca mais quis fazer outra coisa. O Cria Lavras me proporcionou muitas oportunidades e uma perspectiva diferente da minha realidade. Conheci lugares e pessoas diferentes e o mais importante: me despertou interesse em cursar ensino superior. Não havia em minha família alguém que estivesse estudado em uma universidade federal, mas o projeto fez isso se tornar realidade em minha vida”.

Para o treinador Pablo, o principal objetivo do Cria Lavras é que os atletas tenham a oportunidade de continuar se promovendo no esporte por meio da educação. “O Cria é um projeto de extensão que tem o objetivo de despertar em crianças e jovens não só o interesse pelo esporte, como também promover o interesse pelo ensino superior e colaborar para estimular virtudes durante a vida toda, como a capacidade para o trabalho de equipe, a determinação, a disciplina e o compromisso com o rendimento escolar. A atleta Jenifer Nicole é um dos nossos exemplos de sucesso, recém-egressa do curso de Educação Física e atleta de nível internacional na categoria adulta, ou seja, alcançou todas as nossas propostas”.

Texto: Mathews de Oliveira Silva- bolsista Proat/UFLA