cultura

UFLA lança Fórum de Cultura para promover ações para o desenvolvimento cultural da Universidade

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 15 Setembro 2022 08:27 | Última Atualização: Quinta, 15 Setembro 2022 08:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última semana, foi lançado o Fórum de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), um espaço de discussões para a construção do Plano de Cultura da UFLA. O documento estabelecerá os objetivos estratégicos e ações para o desenvolvimento cultural da Universidade para os próximos anos. A construção do documento irá contar com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, especialmente das pessoas com atuação na área cultural. Assim como a Política Cultural, todo o processo será participativo. Mais informações podem ser solicitadas no Centro de Cultura da UFLA,  pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3829-1585.

A proposta é que ao longo dos próximos meses sejam realizados 10 encontros no Fórum de Cultura da UFLA. Cada um contará com momentos de formação, apresentação de experiências de gestão cultural em outras universidades, discussões para a elaboração do Plano de Cultura e realização de mostras artístico-culturais. Ao final, será realizada uma audiência pública para leitura e aprovação do documento.

O lançamento integrou a programação da mesa redonda “A diferença que a cultura faz”, tendo como convidados para a discussão o regente Daniel Paes de Barros, a professora Luciana Braga (DAE/FCSA) e a museóloga Patrícia Muniz. Juntos, eles discutiram sobre a importância da cultura para o desenvolvimento da instituição, seja na formação da comunidade acadêmica, na interação entre universidade e cidade, ou ainda, para a memória e usos qualificados do patrimônio material e imaterial da instituição. O Fórum de Cultura da UFLA é previsto na Política Cultural da UFLA, Resolução Normativa Cuni nº 026, de 6 de junho de 2022, aprovada em junho de 2022, e será organizado pela Comissão Permanente de Gestão e Política Cultural da UFLA, Portaria Proec nº 021, 11 de agosto de 2022.

Até que aconteça a primeira eleição, a comissão é integrada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, pela responsável pelo Setor de Cultura, professora Maria Cristina Angélico Mendonça, pelas representantes docentes Luciana Braga Silveira e Dalva de Souza Lobo, e o representante do corpo técnico-administrativo Lucas Rocha Vieira.

Políticas Culturais e Planos de Cultura

A elaboração de Políticas Culturais e Planos de Cultura nas universidades é uma tendência e vem sendo discutida e incentivada no Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult). Esses documentos estão em consonância com a formação do Sistema Nacional de Cultura e com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura. O grande destaque é o reconhecimento de que a cultura acontece e continuará acontecendo espontaneamente nas universidades, mas o impacto das ações pode ser ainda maior se acontecerem de maneira planejada e com o registro e avaliação dos resultados.

Para Lucas Rocha, assistente em administração, que atua no Centro de Cultura da UFLA, a elaboração do Plano de Cultura tem o potencial de articular diversas ações já existentes para que possam gerar ainda mais impacto. Dada a transversalidade da cultura, será possível que parte das ações integrem a curricularização da extensão; a integração com outros setores como meio-ambiente e ciência e ações conjuntas com Política de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural e Científico da UFLA.

Confira as fotos do lançamento: