TREINAMENTOS

Projeto de extensão vai capacitar equipes para lidar com situações de risco em escolas - ações-piloto tiveram início no Nedi/UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 22 Setembro 2022 16:54 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 13:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de 2 mil crianças morreram por engasgo no Brasil entre 2009 e 2019, segundo dados de um estudo produzido por profissionais do Instituto Michele Salles. Essa é considerada uma das principais causas de mortalidade infantil e exige ações de prevenção, especialmente nas escolas. Nesse contexto, um projeto de extensão, iniciado neste mês de setembro, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), buscará ofertar às escolas públicas treinamentos e cursos relacionados à gestão de riscos, incluindo primeiros socorros; proteção e combate a incêndios e pânico; segurança no trânsito; ergonomia, entre outros temas. O primeiro curso do projeto, sobre "Primeiros Socorros", foi ministrado no Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA) em 15/9.

No total, 18 profissionais da Instituição participaram do treinamento, que teve duração de quatro horas. Quem ministrou as instruções foi a enfermeira do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) Flávia Bruzzi, que é também integrante da equipe do projeto de extensão. A coordenadora do Nedi, Letícia Silva Ferreira, explica que a capacitação apresentou orientações importantes. “A partir de casos graves ocorridos em outras escolas do País, buscamos esse apoio. No Nedi, felizmente não chegamos a ter engasgos em gravidade, desmaios ou paradas cardiorrespiratórias. Os problemas recorrentes são quedas. Mas essa prevenção é essencial à rotina escolar. Foi muito importante compreender, pelo treinamento, as formas de realizar os desengasgos, porque em adultos é de uma forma, em crianças de até dois anos de outra, e dos 2 aos 14 anos de outra forma. Foi possível solucionarmos muitas dúvidas, como as relacionadas ao papel da pessoa responsável pela reanimação em caso de paradas cardiorrespiratórias até que o socorro chegue, compreender os sinais e sintomas que as crianças apresentam quando precisam das manobras de reanimação, entre outros conteúdos essenciais para a segurança da comunidade escolar”.

O projeto e os possíveis treinamentos para as escolas foram apresentados pela professora Luana do Nedi

A secretária do Nedi, Elissa Luciane da Silva Inácio, participou do treinamento e ressaltou que os conhecimentos são úteis não só para a vida profissional, mas para o dia a dia, também em outros ambientes. "Chamou bastante a minha atenção a orientação sobre procedimentos para socorro em casos de desmaio. É algo que pode acontecer a qualquer momento e as informações são de grande valia para todos nós", avaliou.

O projeto de extensão "Gestão de Riscos em Ambiente Escolar" é coordenado pela professora da Escola de Engenharia Luana Elis de Ramos e Paula, e conta com a participação do servidor técnico em Segurança do Trabalho Alexandre de Sousa Evangelista e da enfermeira Flávia, ambos do NAS/UFLA, além do professor Raphael Nogueira Rezende. De acordo com Luana, as atividades do projeto estão se iniciando no Nedi, e há previsão de que outros cursos sejam ministrados à equipe do Núcleo. "Nosso objetivo é oferecer suporte para que os ambientes escolares sejam mais seguros e participativos. São encontros que  nos permitem levantar e discutir os principais riscos relacionados à integridade física e saúde dos membros que compõem o ambiente escolar. O planejamento é estender para outras escolas públicas da cidade, mas no momento ainda estamos em experiência-piloto, com o Nedi", diz a professora.