PRODUÇÃO DE CACHAÇA

UFLA sediou II Simpósio Sul Mineiro de Cachaça

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 28 Setembro 2022 17:24 | Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2022 17:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, nos dias 23 e 24/9, o II Simpósio Sul Mineiro de Cachaça. Com foco no tema cachaça de alambique, o evento reuniu 165 profissionais da área.

Para a coordenadora do simpósio, professora Maria das Graças Cardoso, “o evento alcançou os objetivos traçados, ao reunir representantes de todos os segmentos da cadeia produtiva da cachaça do sul de Minas Gerais e de outras regiões do Brasil para discutir aspectos técnicos e socioeconômicos da produção e do mercado interno e externo, promover a interatividade entre os participantes, bem como a troca de idéias”. De acordo com o Anuário da Cachaça de 2021, há 1.131 estabelecimentos registrados no Brasil; Minas Gerais lidera o segmento, com 397.

A programação do simpósio incluiu palestras e mesas-redondas que abordaram aspectos como: valorização da cachaça no Brasil e no exterior, manejo de variedades de cana de açúcar, fermentação, envelhecimento e inovação da cachaça e cachaça orgânica. Paralelamente às atividades, produtores de cachaça, equipamentos e insumos tiveram a oportunidade de expor seus produtos.

Além de reunir produtores, o evento contou com a participação de representantes da Associação Nacional dos produtores de Cachaça de Alambique (Anpaq), Conselho Regional de Química (CRQ-MG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).