COMPETIÇÃO NACIONAL

Equipe Troia conquista dois prêmios na competição de robótica IronCup

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 24 Outubro 2022 14:03 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 14:05
Gentileza solicitar descrição da imagem
Equipe Troia, com os robôs vencedores

A equipe de Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (Troia/UFLA), composta por estudantes de engenharia, foi uma das vencedoras da competição de robótica IronCup. Ao fim do torneio, a equipe conquistou o 1° lugar na categoria Beetleweight, com o robô Cavaco, e o 3° lugar na categoria de futebol de robôs autônomos e físicos.

Durante os três dias de competição, o núcleo de estudos de robótica apresentou cinco projetos. Entre esses, o robô de combate Cavaco, da categoria Beetleweight, de 1,36 Kg; o robô autônomo Karminha, da categoria Sumô Mini, de 500g; o robô Karminha, da categoria Sumô Mini de Rádio Controlado (500g). Além desses, a equipe contou ainda com mais três robôs, representando o time de futebol autônomo e físico FiFi Soccer Team, e o robô Lightning, na categoria seguidor de linha autônoma.

Todos os projetos foram desenvolvidos em laboratório, onde os estudantes se desafiaram a construir robôs de metal, com a supervisão e orientação do professor Felipe Oliveira e Silva. Dessa forma, a competição trabalhou o conhecimento técnico dos participantes na área de robótica, além de servir para ampliar suas habilidades no gerenciamento de máquinas autônomas e controladas.

A competição ocorreu no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), localizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí/MG, entre os dias 14 e 16/10. O evento contou com a participação de mais 600 estudantes e 300 robôs, que disputaram em 13 categorias distintas, com tópicos de engenharia, tecnologia e automação.

Texto: Gustavo Batista Silva - bolsista Proec/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista UFLA.