EDUCAÇÃO INFANTIL

Brinquedoteca do curso de Pedagogia completa 4 anos com atividades voltadas para docentes e crianças

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 25 Outubro 2022 14:11 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2022 15:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em comemoração aos quatro anos da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia, o Grupo de Pesquisa sobre Formação, Práticas Pedagógicas e Didática (FORPEDI) e a equipe da Brinquedoteca promoveram a oficina "Por uma estética do brincar: possibilidades artísticas nas brincadeiras cantadas", coordenada pelos professores Francine Lima e André Rodrigues. A atividade foi destinada a docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, bem como a estudantes do curso de Pedagogia da UFLA e do mestrado profissional em Educação (MPE/UFLA).

O objetivo foi sensibilizar os participantes para o desenvolvimento de experiências envolvendo as brincadeiras cantadas e processos de musicalização infantil e experiência estética. A oficina contemplou dois momentos: pela manhã, teve como foco conhecer e experimentar as brincadeiras cantadas e sua interlocução com processos de musicalização com bebês e crianças até 12 anos. No período da tarde, teve como foco a vivência das aprendizagens junto aos bebês e crianças da comunidade até 12 anos.

Tarde brincante

brinquedoteca ufla4Como parte das comemorações, a comunidade infantil de Lavras pode usufruir de uma tarde brincante gratuita na Brinquedoteca, conduzida pelos docentes Francine e André, bem como pelos demais participantes da oficina brincante realizada no período da manhã.

As atividades foram realizadas em dois momentos: o primeiro foi destinado aos bebês, acompanhados dos seus responsáveis; o segundo, às crianças de 3 a 12 anos.

De acordo com a coordenadora da Brinquedoteca e docente do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE/FAELCH), professora Francine, “além do aspecto comemorativo, a ação proposta integrou as possibilidades de formação docente com foco no brincar a uma oportunidade para a comunidade usufruir das experiências formativas e educativas presentes no brincar, ampliando o repertório infantil no que diz respeito às brincadeiras cantadas, que envolvem brincadeiras de mão, brincos, parlendas, trava-línguas e brincadeiras com o corpo, possibilidades de sonorização e arranjos musicais feitos pelas próprias crianças". Houve, portanto, uma dupla formação: para professores, participantes da oficina, no contato com as crianças e, também, para as crianças, que mutuamente aprenderam e vivenciaram possibilidades brincantes propostas pelos participantes da oficina.

Confira mais fotos do evento