Engenharia Civil

Estudantes da UFLA vencem competição estudantil da 4ª Feira da Construção Civil do Sul de Minas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 25 Outubro 2022 18:31 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2022 15:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes do Núcleo de Estudos em Estruturas (NEEst), do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conquistaram o primeiro lugar da competição estudantil da 4ª Feira de Construção Civil do Sul de Minas, realizada em Pouso Alegre (MG). No evento, organizado pelo Sindicato Intermunicipal das Empresas de Construção Civil do Sul de Minas (Sinduscon-Sul), a equipe, orientada pelo professor Rafael Santos de Moraes, realizou o projeto “Ponte de Macarrão”.

A ideia era que os participantes utilizassem macarrão na criação de uma ponte capaz de sustentar determinada carga. Assim, os competidores da UFLA escolheram estruturar um arco com tirantes coincidentes no centro, bastante semelhante a uma roda de bicicleta.

A equipe foi composta pelos estudantes Rafael Lima, Sabrina Candiani, Filipe Silva, Helton Pedroso, Maelton Siqueira e Augusto Andrade. A participação no evento possibilitou conhecer novidades, soluções e inovações da área de construção civil, além de permitir o estabelecimento de novos contatos e parcerias. "É muito gratificante poder ser agraciado com a primeira colocação. É fruto de um longo trabalho e de muito esforço de todas as partes envolvidas. O resultado serve de inspiração para os demais estudantes que têm vontade de participar de competições e núcleos de estudo”, declaram, orgulhosos, os estudantes.

O orientador ressalta a heterogeneidade da equipe, composta por estudantes do 7º, 9º e 10º período do curso de Engenharia Civil. "Essa troca de experiências e aprendizados é extremamente saudável para a formação dos estudantes e também para nós professores, que temos a oportunidade de identificar como os conceitos e práticas da engenharia estão sendo sistematizados pelos alunos". De acordo com o docente, os estudantes se dedicaram muito ao projeto. "O planejamento, a organização, o estudo, o trabalho de forma colaborativa e a dedicação e esforço que tiveram, mesmo em final de período, com provas, trabalhos e estágios para serem conciliados com a construção da ponte de macarrão, explicam o resultado que o grupo obteve", conclui.

A feira foi realizada nos dias 24 e 25/9, no SerraSul Shopping, em Pouso Alegre. Acesse o site do evento

Texto: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/Comunicação.