CIÊNCIA E SOCIEDADE

Rede Mineira de Comunicação Científica promove 11ª edição do curso "Fala, Ciência!"

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 31 Outubro 2022 16:35 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2022 16:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Independência: “caráter daquilo ou daquele que não se deixa influenciar, que é imparcial; imparcialidade.” Há 200 anos, o Brasil se tornava um país independente, com autonomia para tomar suas próprias decisões. Durante esses dois séculos, tivemos grandes avanços na ciência, tecnologia e inovação. Tornamo-nos independentes também nesta área? Como a população teve conhecimento sobre as grandes invenções e descobertas? Os cientistas se comunicavam com o público não especializado? Se sim, utilizavam-se de quais canais e tipos de linguagem para facilitar o entendimento da importância e impacto de suas pesquisas na vida das pessoas?

Para fazer um resgate dos últimos 200 anos da história da divulgação científica no País, a Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC, irá promover, no dia 10/11, a 11ª edição do Fala Ciência, com o tema “200 anos de independência do Brasil: marcos da divulgação científica”, com Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) e Paulo Henrique Nico Monteiro (Instituto Butantan).

Ildeu é doutor em Física e professor do Instituto de Física do Programa de Pós-graduação em História das Ciências da UFRJ. Entre várias atuações, o professor foi membro do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq e pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência; da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Paulo Henrique é pós-doutor em Comunicação Científica e Ensino de Ciências em Espaços não formais. Atua como pesquisador da área no Instituto Butantan/São Paulo.

O Fala Ciência acontece no formato on-line, das 9h às 11h. O curso é voltado para profissionais da área de comunicação científica, popularização da ciência e outros com interesse no tema. É totalmente gratuito, com emissão de certificado e as inscrições devem ser feitas pelo https://bityli.com/Falaciência11.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é membro da RMCC desde 2015.

Serviço:

Evento: 11º Fala Ciência