ATLETISMO

Atletas do Cria Lavras conquistam medalhas em competição universitária internacional

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 08 Novembro 2022 16:28 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 08:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

Atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Lavras (Cria Lavras) conquistaram diversas medalhas no II FISU América Games, considerado o pan-americano universitário, após a equipe ser classificada em competição nacional ocorrida em Brasília. O evento esportivo internacional ocorreu em Mérida, no México, entre os dias 14 e 26 de outubro.

Participaram da competição quatro estudantes-atletas do Cria, que foram orientadas pelo treinador voluntário Pablo Ramon Domingos, um dos treinadores da delegação brasileira no evento. Os grandes destaques foram as atletas Ingrid Ellen da Silva Moreira, que levou a medalha de ouro no heptatlo, Camila Paulino de Paiva, que conquistou a medalha de ouro na modalidade de 100m com barreiras, e Jaíny Suelen dos Santos Barreto, que venceu a prova dos 400m rasos. Ainda nas competições individuais, Islane Lopes ficou em quarto lugar, na prova de 800m rasos.

O Cria também se destacou com medalha de bronze no revezamento 4x100m misto, para a dupla Jaíny Sulen dos Santos Barreto e Islane Pereira Lopes; medalha de prata no revezamento 4x100m feminino, para Camila Paulino de Paiva e Jaíny Sulen dos Santos Barreto; e medalha de prata no revezamento 4x100m feminino, com a participação de todas as integrantes da equipe.

O Cria Lavras é um projeto de extensão que visa a popularizar o atletismo em escolas públicas, além de oferecer perspectivas de futuro a crianças e adolescentes. O treinador destaca o sucesso da competição e da trajetória da equipe. “Por se tratar de uma competição universitária, reforça que nosso objetivo foi conquistado com sucesso. As atletas ingressaram no ensino superior e mantiveram gosto pelos estudos - Ingrid e Camila já cursam a segunda graduação. A semente plantada pelo professor Fernando de Oliveira, idealizador do Cria Lavras, germinou e já rende frutos, pois as quatro atletas são referência para as crianças que retornaram este ano para o projeto após a pandemia, e reforçam diariamente com elas a importância de conciliar estudos com os treinos”, afirma Pablo.

Texto: Gustavo Batista Silva - bolsista Proec/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista UFLA