CONSCIÊNCIA NEGRA

Educação antirracista: Projeto de extensão insere no decorrer das aulas temas sobre a temática racial para crianças e adolescentes

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 24 Novembro 2022 11:23 | Última Atualização: Sexta, 25 Novembro 2022 14:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

No UFLA na Comunidade - Especial Mês da Consciência Negra, conheça o projeto de extensão Orukomi da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que tem como base a educação antirracista. Por meio de reforço escolar, com crianças e adolescentes do Quilombo Urbano São Benedito, localizado no município de Lavras, professoras e professores do projeto inserem, no decorrer das aulas, temas sobre temática racial.

Dessa maneira, além de promover mudanças significativas na maneira como os participantes se veem em uma sociedade com inúmeras marcas do racismo estrutural, o projeto Orukomi busca a formação de discentes de graduação e pós-graduação da UFLA, com uma visão étnico-racial.

O projeto é realizado em parceria com a Associação Sociocultural Castelo de São Jorge, que também promove diversas ações para ressaltar a importância de conhecer a história dos antepassados e, sobretudo, a riqueza cultural africana e sua influência na cultura brasileira.

Orukomi, em Iorubá, significa meu nome. Essa é umas das premissas do Projeto, que ressalta que o aprendizado sobre a história de seus antepassados é a maneira mais prática de empoderar uma comunidade. Além disso, demonstra que a educação antirracista precisa estar presente durante todos os dias do ano, para que a sociedade possa aprender a valorizar a cultura africana e afro-brasileira.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o projeto Orukomi.