COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA

Equipe Troia conquista dois troféus em evento de combate de robôs

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 01 Dezembro 2022 16:33 | Última Atualização: Quinta, 01 Dezembro 2022 16:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Equipe de Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (Troia/UFLA) esteve presente na primeira edição da RoboCore Experience, de 11 a 15/11, na Campus Party, em Anhembi (SP). O evento garantiu à equipe dois troféus relacionados ao combate entre robôs.

O primeiro troféu foi o de primeiro lugar, conquistado pelo time Tesla, da equipe Troia, na categoria de robôs Hockey Pro (robôs de 6,8 kg); a colocação também garantiu à equipe o posto de pentacampeã nacional nessa categoria. O outro troféu foi o de segundo lugar, com o Robô Ragnar, na categoria de combate de robôs Lightweight (27,2 kg).

Durante os cinco dias de evento, houve também outras competições. Além das categorias nas quais foi vencedora, a equipe da UFLA participou das partidas de Sumô de Robôs Mini (500g), Seguidor de Linha, Trekking Indoor e Futebol de Robôs Simulado.

Devido à proporção da competição, todos os atuais membros da equipe participaram, além de terem contado também com a ajuda de alguns ex-membros. Ao todo, compareceram ao evento quarenta estudantes da UFLA.

A equipe Troia construiu todos os seus robôs participantes da competição. Porém, devido à complexidade e à precisão que algumas peças precisavam, a equipe não pôde realizar determinados serviços e recorreu a parcerias e patrocínios.

De acordo com a estudante do curso de Administração da UFLA Nathalia de Souza Silva, após todo o trabalho desenvolvido pela equipe durante o período conhecido por eles como pré-guerra, e também nos dias do evento, a união da equipe Troia foi algo que a marcou. “Essa foi a minha primeira competição desde que entrei para o grupo. Foi uma experiência incrível. Todos estavam ali pelo mesmo objetivo e, quando um projeto ganhava uma luta, uma partida ou até mesmo era testado, todos comemoravam ou choravam juntos. Sem dúvidas, ver tudo o que construímos sendo colocado em prática foi memorável. Só a gente sabe de toda a dificuldade que enfrentamos para chegar até lá. Alcançamos feitos nunca vistos antes e, com certeza, levaremos isso conosco. É uma honra manter a história do Troia viva.”

Mesmo sendo majoritariamente composta por estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Mecânica da Universidade, a equipe Troia aceita membros de todos os cursos da UFLA.

Pré-guerra

NossaMesanaRCXDurante o período de pré-guerra, as áreas de mecânica, eletrônica e gestão e marketing da equipe Troia trabalharam em conjunto.

A mecânica da equipe é responsável pelo processo de modelagem de peças (como as armas utilizadas nos robôs de combate), pela produção manual das peças utilizadas nos projetos e também pelas correções mecânicas necessárias após os testes.

A eletrônica, por sua vez, é responsável por programar e revisar todas as placas, os cabeamentos, os componentes eletrônicos e as peças reservas que os robôs podem precisar nos dias de competição, além de fazer as correções eletrônicas necessárias observadas nos testes.

Já a área de gestão e marketing é responsável pelo processo burocrático, no que diz respeito à competição, pela produção de adesivos para os robôs e de material audiovisual, pelas relações com o público e com os patrocinadores da equipe e pelas redes sociais. Todo o processo de organização para a ida da equipe às competições também é organizado pela gestão e marketing. São os membros dessa área que também buscam contatos na cidade onde o evento será sediado, para conseguir alimentação e alojamento no melhor preço possível.

Mais sobre a equipe

O principal objetivo da equipe Troia, que não possui fins lucrativos, é projetar, desenvolver e produzir robôs para participar de competições robóticas de cunho educacional, visando omembros troia aprimoramento de aprendizado e o ganho de experiência profissional.

A equipe é movida por competições tanto nacionais quanto internacionais, e tenta sempre participar do máximo de competições possível para levar o nome da equipe Troia e da UFLA para o mundo.

Atualmente, a equipe já compete em quase todas as categorias de robôs existentes nas competições: Antweight (454g), Beetleweight (1,36 kg), Hobbyweight (5,44 kg), Featherweight (13,6 kg), Lightweight, Hockey Pro, Follow Line, Mini-Sumô, Trekking Indoor e Futebol de Robôs Simulado.

Mais sobre a RoboCore Experience

A RoboCore Experience surgiu da necessidade de expandir os horizontes do cenário da robótica, incentivando não apenas estudantes universitários, mas também os apaixonados pelo esporte. A competição foi sendo adiada desde o início do ano, porém, durante todo o período de espera, os membros da equipe Troia trabalharam para levar todos os projetos que possuem para a competição.

Texto: Claudinei Rezende, Comunicação UFLA