Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Ações da UFLA auxiliam estudantes com deficiência na aprendizagem e permanência no ensino superior

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 05 Dezembro 2022 08:48 | Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 13:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi celebrado em 3/12. A data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência e sobre a importância de promover seu acesso à saúde, educação, mercado de trabalho, entre outros.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), ações têm auxiliado estudantes com alguma deficiência para que tenham condições de participação, de aprendizagem e de permanência no ambiente universitário. As Necessidades Educacionais Específicas (NEE) atendidas pelos programas da UFLA incluem deficiência visual, auditiva, física, intelectual ou múltipla; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades/superdotação; transtornos específicos de aprendizagem; limitações temporárias de ordem motora, visual ou auditiva.

Entre os projetos, está o Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee), oferecido pela Universidade desde 2016. Atualmente, 149 estudantes com NEE são atendidos pela iniciativa. Dentre esses, 96 estudantes têm apoio direto de monitores.

Os monitores são estudantes que se inscrevem em bolsas oferecidas pela Universidade e que passam por uma capacitação, para que assim acompanhem os estudantes durante as aulas, com apoio de leitura, escrita, adaptação de materiais e monitorias externas.

Uma das principais ações do Padnee é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), em que cada estudante atendido tem um conjunto de estratégias que são acordadas entre as partes e divulgadas para os professores, para que, assim, os estudantes com deficiência sejam incluídos no seu curso e tenham condições para concluí-lo.

Outros programas também são direcionados para estudantes surdos. O projeto Acessibilidade na Saúde em Atendimento aos Surdos (Asas) visa contemplar demandas de direitos de acesso à informação e/ou atendimentos básicos na área da saúde para pessoas surdas, tendo como proposta a realização de palestras, seminários, workshops e ações de educação e saúde. A UFLA conta também com o  Programa Palco de Comunicação, que trabalha as questões de comunicação e acessibilidade linguística dos alunos surdos da UFLA, a partir do apoio de intérpretes e monitores que os auxiliam durante as aulas.

Assista ao vídeo e saiba mais: