Ir direto para menu de acessibilidade.
PROJETO VUEI

Câmpus da UFLA em Paraíso implanta projeto de empreendedorismo e inovação

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Quarta, 07 Dezembro 2022 18:05 | Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 15:33

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (UFLA/ICTIN) em São Sebastião do Paraíso foi contemplado na chamada do edital do Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Projeto Vuei), elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, com o objetivo de estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino. Agora, o projeto já está sendo colocado em prática no câmpus. 

A proposta foi submetida pelos professores Raíssa Andrade (coordenadora) e Leonilson de Herval (vice-coordenador), para fortalecer o Setor de Inovação e Empreendedorismo do ICTIN. “Essa é uma ótima oportunidade para inserir estudantes nos trabalhos do Setor de Inovação do câmpus, capacitando novas pessoas para ampliar e apoiar as ações de inovação e empreendedorismo previstas para os próximos meses”, ressalta Raíssa. 

O Projeto Vuei recebe um incentivo financeiro de R$ 44.280 do Governo do Estado, tendo foco nas atividades planejadas para desenvolver a cultura da inovação na comunidade acadêmica. O projeto oferece, ainda, bolsas para seis estudantes selecionados. 

Nesta etapa, os coordenadores estão trabalhando com a formação de times, com os estudantes bolsistas que irão trabalhar na criação de negócios inovadores e/ou no desenvolvimento de soluções para desafios de empresas.  

“Para os estudantes, esta é uma oportunidade para desenvolver e exercer novos conhecimentos sobre empreendedorismo em conexão com o ecossistema de inovação. São ações importantes, que irão servir para além da universidade, já que a formação empreendedora é essencial para que haja o surgimento de mais negócios inovadores capazes de gerar emprego e renda”, afirma o vice-coordenador, professor Leonilson. 

Para o início de 2023, a coordenação prevê ações mais práticas em São Sebastião do Paraíso e cidades da região. 

“São previstos eventos como ciclo de palestras, com foco na interação da Universidade com empresas regionais. Queremos mapear as empresas da região para criar uma rede de colaboração, a fim de aproximar essas empresas das ações do projeto Vuei e do ecossistema local. Também queremos estimular os alunos a criar uma empresa júnior. O próximo passo é trabalhar para que a nossa esfera empreendedora seja perene”, finaliza Raíssa. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção