Campanha Dezembro Verde de combate ao abandono de animais foi realizada na UFLA
Nos dias 6 e 7/12, a Comissão Permanente de Políticas de Animais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou ação pela campanha Dezembro Verde de combate aos maus tratos e ao abandono de animais. No evento, foi apresentado o projeto de extensão Cão Comunitário da UFLA, bem como informações sobre guarda responsável e benefícios da castração. A ação foi organizada pelos membros do Núcleo de Estudo em Medicina Veterinária do Coletivo.
A campanha Dezembro Verde é realizada nesse período por dois motivos. Em primeiro lugar, porque 10 de dezembro é o Dia Internacional do Direito dos Animais; em segundo, porque nos meses de dezembro e janeiro aumentam os casos de abandono de animais, por causa das viagens de férias. A professora da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch/UFLA) Elaine das Graças Frade explicou que “a ação realizada teve o objetivo de sensibilizar a população em relação aos tratos e cuidados com os cães que vivem no câmpus da UFLA. Ações como essa são de extrema importância, por isso é nosso objetivo realizar outras ações de conscientização no decorrer do próximo ano”, ressalta.
Fez parte da ação explicações com pôsteres sobre a importância da castração, conscientização sobre o não abandono de animais, apresentação cultural, além de explicações sobre o projeto Cão Comunitário. “O projeto Cão Comunitário é uma das maneiras de se realizar o manejo populacional e de zoonoses, dentro de uma comunidade, no caso, da Universidade. Logo, esperamos amenizar o problema da população excessiva dos cães, mantendo esses animais castrados e saudáveis”, explicou a professora Maria Raquel Isnard Moulin, presidente da Comissão Permanente de Políticas de Animais da UFLA.
Ela ressaltou que o fato de estarem realizando ações que visam o trato adequado dos animais no câmpus não indica que a população tenha liberdade para abandoná-los, já que isso é crime. “O fato de ter uma Comissão na Universidade que visa monitorar esses animais não significa que estamos recebendo novos animais; pelo contrário, o abandono de animais é crime. O que estamos fazendo é ajudar a conscientizar a população sobre maus tratos e abandonos, que são crimes por lei”.
Para a estudante do 6º período de Medicina Veterinária Poliana Teixeira da Silva, fazer parte de ações como essa é significativo para sua formação como futura profissional, e também como uma pessoa que terá um olhar mais atento sobre essas questões na sociedade. “Pensar sobre essas questões é extremamente importante, pois isso modifica o nosso olhar para os animais que são abandonados, possibilitando mais sensibilidade para com eles. Além disso, para minha formação, é muito importante observar como o público reage a temas como este, principalmente sobre a castração, pois muitas pessoas não entendem como é importante a castração para esses cachorros, no que diz respeito ao manejo populacional.”
Comissão Permanente de Política de Animais
A Comissão Permanente de Política de Animais da UFLA foi instituída pela Portaria da Reitoria nº 543, de 27 de junho de 2022. Ela estabelece a necessidade de ações institucionais voltadas à promoção de um tratamento adequado a ser concedido à população de animais errantes no câmpus da UFLA, e, ainda, às ações propostas no “Projeto Cão Comunitário”.
Leia algumas ações que a Comissão visa desenvolver no decorrer do próximo ano:
- promoção de ações em parceira com as Coordenadorias de Comunicação Social e Divulgação Científica, como campanhas voltadas à conscientização da comunidade acadêmica e local sobre a posse responsável de animais;
- ações que visam a prevenção do abandono de animais no câmpus da Universidade;
- parcerias com o Hospital Veterinário, diagnóstico da situação de animais errantes nas dependências da UFLA, incluindo estimativa do tamanho da população canina ou de animais nessas condições;
- registro e identificação dos animais; cuidados com a saúde animal, incluindo prevenção e controle de zoonoses;
- controle reprodutivo dos animais errantes;
- parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), para instalação de abrigos de chuva e frio para os cães;
- parceria com a Proinfra, para o registro e tratamento de ocorrências de acidentes por mordedura.
Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.