QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Lançado o Portal de Cursos Abertos OpenUFLA, para oferta de cursos de curta duração

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 12 Dezembro 2022 13:49 | Última Atualização: Segunda, 12 Dezembro 2022 15:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi lançado, nesta segunda-feira (12/12), o Portal de Cursos Abertos do OpenUFLA, uma plataforma de cursos de curta duração a distância, criada com o objetivo de fomentar a oferta de cursos de qualificação profissional. A iniciativa faz parte do Projeto de Apoio à Certificação e à Especialização (PACE/UFLA), da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) e da Coordenadoria de Pós-graduação Lato sensu (CPLS), vinculadas à Pró-reitoria de Pós-graduação da UFLA. O portal conta, ainda, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proec).

Nesta primeira fase, o portal receberá propostas de ofertas gratuitas de cursos de curta duração. No lançamento, quatro cursos estão disponíveis para inscrições: Introdução às Metodologias Ativas (15 horas), Produção de Videoaulas (10 horas), Repositórios Educacionais Digitais e Curadoria (15 horas) e Produção de textos para popularização da ciência (10h).

Na segunda fase do projeto, prevista para iniciar no primeiro trimestre de 2023, o portal também receberá propostas de ofertas de cursos pagos.

Os cursos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Campus Virtual da UFLA. Todos eles propõem uma atividade final que, ao ser concluída, possibilita a emissão de certificado de conclusão diretamente no ambiente virtual.

Para ofertar cursos na plataforma, docentes, estudantes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu e técnicos administrativos da UFLA devem acessar a área "Proponha um curso” do portal OpenUFLA, para se informar sobre os procedimentos de envio de proposta e para ter acesso ao “Termo de uso para proponentes de cursos do Portal de Cursos Abertos do OpenUFLA da Universidade Federal de Lavras (UFLA)”. Todos os cursos deverão ser registrados, pelos proponentes, como atividades de extensão no SIG, conforme normas da Proec. Informações sobre registro de cursos no SIG estão disponíveis no site da Proec.

Acesse o Portal de Cursos Abertos do OpenUFLA e confira os cursos disponíveis.

Mais informações sobre o portal e sobre como ofertar cursos podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..