FAZENDA DA LAGOA

Experimentos de silvicultura são instalados em fazenda da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 29 Dezembro 2022 13:54 | Última Atualização: Sexta, 06 Janeiro 2023 13:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 19 e 23 de dezembro, foram instalados dois experimentos na Fazenda da Lagoa, propriedade da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os responsáveis pela instalação foram os membros do Laboratório de Silvicultura e Restauração Florestal da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/LASERF), em conjunto com estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Florestal e uma pós-graduanda em Genética e Melhoramento de Plantas.

O primeiro experimento foi um teste genético com mudas produzidas a partir da coleta de sementes em árvores matrizes de Cordia trichotoma, popularmente conhecida como louro-pardo, cuja madeira possui excelentes características para a serraria. Esse experimento faz parte das ações de desenvolvimento silvicultural e melhoramento genético da espécie, desenvolvidas por pesquisadores do Departamento de Ciências Florestais da UFLA. De acordo com o professor Lucas Amaral de Melo (DCF/UFLA), a próxima etapa do projeto é a avaliação da sobrevivência e crescimento das mudas, que será realizada semestralmente, com a obtenção de dados preliminares desde as primeiras avaliações. A expectativa é que o experimento forneça informações pelos próximos 20 anos.

Além disso, foi feita uma restauração florestal nas proximidades da nascente presente na fazenda, com o plantio de mudas de espécies nativas, como pau-pereira, cotieira, jenipapo, ingá, aroeira-brava, jatobá, canafístula, paineira, figueira, entre outras.

Ambos os experimentos contribuem para as práticas sustentáveis da UFLA e são parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Esal. A Fazenda da Lagoa é fruto de uma doação recebida pela UFLA, e está localizada em Santo Antônio do Amparo/MG. O objetivo, para os próximos anos, é que ela se torne uma unidade modelo de produção e a expectativa é que isso ocorra por meio da diversificação produtiva, aliada à conservação ambiental, produção de água e geração de renda.

Texto: Mayara Mesquita, bolsista Fapemig/Comunicação UFLA. Revisão: Gláucia Mendes.