Atletismo

UFLA realiza 13º Camping de Atletismo e reúne atletas de nível nacional e internacional

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 20 Janeiro 2023 11:44 | Última Atualização: Terça, 24 Janeiro 2023 13:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

O 13º Camping Cria Lavras de Atletismo, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), começou na segunda-feira (16/1) e termina sábado (21/7). O evento compreende atividades de interação entre crianças, jovens, atletas de níveis nacional e internacional, além de treinadores de todo o Brasil, que se reúnem durante uma semana em Lavras (MG) para compartilhar ensinamentos e aprendizagens. O evento é organizado pelo professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) e coordenador do projeto de extensão Cria Lavras, Francisco de Assis Manoel, e pelo professor e treinador voluntário do projeto, Pablo Ramon Domingo.

O coordenador do projeto Cria Lavras explica que o Camping de Atletismo também tem o objetivo de formação acadêmica, por isso, durante toda a semana, há palestras que abordam temas relacionados ao rendimento e aprofundamento no atletismo. Há também momentos de recriação e treinamentos com diferentes faixas etárias. “O público-alvo é uma parte interessante desse camping de atletismo, pois a ideia principal é que, ao mesmo tempo que a gente tenha na pista atletas que competem em nível nacional e internacional, também tenha crianças que estão na base, ou seja, crianças novinhas que aspiram, futuramente, até ser atletas profissionais”, destaca Francisco Manoel.

O atleta olímpico de salto em altura Thiago Moura participa do camping desde a primeira edição e fez questão de participar este ano também. “O Cria Lavras tem uma história muito significativa no mundo esportivo, que é planejamento de vida, que o professor Fernando Oliveira (em memória)  sempre falava. O Cria é um projeto educacional, e não apenas um projeto desportivo, pois o objetivo sempre foi fazer com que essas crianças tivessem a possibilidade de ingressar em uma universidade federal. Hoje podemos vislumbrar tudo isso acontecendo: muitos dos que treinaram comigo desde o primeiro camping hoje estão formados, e muitos são mestres, doutores, além de atuar também em outras áreas. Isso é muito significativo para mim, e desejo o mesmo para as próximas gerações”, ressalta o atleta olímpico.

Além de atletas medalhistas do Cria Lavras, o camping também conta com a participação do treinador da Seleção Brasileira de Atletismo Neilton Moura, que foi um dos idealizadores do evento esportivo e relembrou seu início, saudoso do professor Fernando Oliveira. “O Cria Lavras é um sucesso absurdo, não tem outro programa como esse no Brasil. Nunca foi só atletismo”, destaca.

Os participantes são de diversos lugares do Brasil, além de munícipes de Lavras (MG) e estudantes da graduação. Todos compartilham a gratidão de participar de um evento como esse. “É muito legal essa troca de conhecimento e experiência que estamos tendo, pois temos a oportunidade de observar de perto os treinamentos, participar de atividades, e será um aprendizado que levarei para minha vida profissional também”, explica Giovanna Ferreira Ribeiro, estudante do 6º período do bacharelado em Educação Física (UFLA).

“Eu acho uma oportunidade incrível participar do camping, estou adquirindo um novo conhecimento. Acho muito legal, porque todo mundo treina junto, e podemos aprender muito com quem tem mais experiência”, comenta Arthur Alves Moura dos Santos. O estudante do 9º ano do município de Lavras (MG)  participa do projeto há mais tempo, já participou de competições e enfatizou a importância do Cria em sua vida. “O Cria para mim é muito importante, é um novo conhecimento. Em 2022 foi a minha primeira competição, eu gostei muito e espero que todos possam aproveitar bastante o camping.”

Confira as fotos: