'CÃOPANHEIROS'

Comissão cria banco de lar temporário para animais atendidos pelo projeto Cão Comunitário - participe!

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 23 Janeiro 2023 09:47 | Última Atualização: Quarta, 01 Fevereiro 2023 16:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Comissão Permanente de Políticas de Animais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está compondo um banco de lar temporário para animais atendidos pelo projeto de extensão Cão Comunitário. O lar temporário é uma alternativa para casos que não justificam internação, como pós-operatório de castração. O projeto fornece todos os insumos necessários, como ração e medicamentos.

Os interessados em compor o banco serão contatados quando houver a necessidade de um lar temporário. Os participantes receberão certificado de extensão referente às horas da acolhida. Para aderir, basta preencher o formulário.

A Comissão Permanente de Política de Animais da UFLA foi instituída pela Portaria da Reitoria nº 543, de 27 de junho de 2022. Ela estabelece a  necessidade de ações institucionais voltadas à promoção de um tratamento adequado à população de animais errantes no câmpus da UFLA e ainda realiza ações pelo projeto de extensão Cão Comunitário.

Sobre a Comissão

A Comissão Permanente de Políticas de Animais é uma equipe multidisciplinar designada pela reitoria, por meio da Portaria da Reitoria nº 543, de 27 de junho de 2022,  para tratar de assuntos relacionados aos animais residentes no câmpus da UFLA em Lavras.

Atualmente, a comissão desenvolve o projeto de extensão “Monitoramento dos Cães do Câmpus”. Por meio desse projeto, os cães residentes na UFLA foram previamente identificados e registrados, considerando o tempo que já residem no campus - a maioria desde antes da pandemia. Trata-se de uma matilha fixa que reconhece o câmpus como lar e, comumente, como comportamento natural da matilha, controla a população expulsando novos animais que passam pela Universidade no dia-a-dia.

Os cães dessa matilha fixa são agora reconhecidos como Cães Comunitários da UFLA, devendo ser respeitados como membros da comunidade UFLA. Eles estão microchipados e estão sendo vacinados, vermifugados e submetidos a exames. Também está sendo programada a castração de uma minoria ainda não castrada.

O manejo desses cães é feito por membros do projeto de extensão e, em caso de necessidade, pelo Hospital Veterinário, que atua como parceiro da Comissão, atendendo, exclusivamente, os cães já registrados como comunitários.

Em breve, a comissão também irá iniciar trabalhos com os felinos do câmpus.

Qualquer dúvida ou sugestão, o contato deve ser feito exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.