UAI CAFÉ

Projeto da Enactus UFLA ganha prêmio de destaque nacional

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 27 Janeiro 2023 15:05 | Última Atualização: Quarta, 01 Fevereiro 2023 16:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

A equipe Enactus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi a vencedora do Prêmio Sociedade Sustentável 2022, promovido pela Sumitomo Chemical em parceria com a Enactus Brasil. Durante o evento final, realizado em São Paulo no mês de dezembro, o projeto de extensão Uai Café, desenvolvido por estudantes da UFLA, concorreu com projetos de todo o País e ficou em primeiro lugar na categoria principal.

A categoria principal reuniu equipes de todo o Brasil que realizam projetos alinhados com ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Cada um dos finalistas preparou um pitch, uma apresentação curta e direta, para os integrantes da Sumitomo Chemical. Após todas as apresentações e análises, o projeto da UFLA foi declarado o grande vencedor do prêmio. Além do troféu, o Uai Café também recebeu um prêmio de  15 mil reais para ser investido no projeto.

De acordo com o estudante de Direito da UFLA e integrante do time Enactus, Pedro de Oliveira Ferreira, participar da premiação foi um desafio que valeu a pena. “Para ganharmos foi uma grande correria, tivemos mais ou menos um mês para nos preparar, e tudo isso durante o final de ano. Nós mesmos nos organizamos e fomos para São Paulo na madrugada do dia que iríamos apresentar. Apesar dos transtornos na grande cidade, tudo serviu para trazer mais emoção para a nossa vitória, que fez todos pularem de alegria no palco e mostrarem que o nosso trabalho, além de bem feito, foi diferenciado”, conta.

A Enactus UFLA é coordenada pela professora da Departamento de Administração e Economia (DAE) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) Nathália de Fátima Joaquim.

Uai Café

O projeto Uai Café do time Enactus UFLA conecta o pequeno produtor de café ao consumidor final por meio de uma marca de café especial, o Grão Uai, agregando valor à produção e gerando uma maior democratização das vendas. O projeto auxilia efetivamente famílias produtoras, contando suas histórias e alcançando sete estados brasileiros por meio do empreendedorismo social.

O prêmio e a Enactus

O Prêmio Sociedade Sustentável 2022 teve como objetivo apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos para uma sociedade sustentável, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Várias atividades e relatórios foram desenvolvidos durante um ano de trabalho, ajudando na evolução dos projetos e seus integrantes.

A Enactus UFLA, entidade que desenvolve projetos de extensão como esses, com foco na sustentabilidade de negócios sociais, está com processo seletivo aberto. As inscrições vão até o dia 5/2 e os interessados podem acessar a página do Instagram @enatusufla para obter mais informações.