DIÁLOGOS

Criado na UFLA um fórum permanente de Extensão e Cultura

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 08 Fevereiro 2023 15:39 | Última Atualização: Segunda, 13 Fevereiro 2023 15:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 2/2 e 3/2, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) promoveu o I Seminário sobre Curricularização da Extensão. Integrantes das diferentes coordenadorias da Proec se reuniram com os coordenadores dos colegiados de extensão das unidades acadêmicas da Universidade durante duas tardes. A Resolução  do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE/UFLA) que trata da integração das atividades de extensão aos currículos também foi apresentada no encontro.

Ao fim das atividades, em plenária, o grupo deliberou pela criação de um fórum permanente de extensão e cultura. De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Rocha, o objetivo do Fórum será constituir um espaço para que os profissionais envolvidos com a temática possam discutir detalhadamente a Política Nacional de Extensão Universitária e sua aplicação às dinâmicas da UFLA, bem como os processos inerentes à curricularização da extensão, que terão participação direta dos colegiados de extensão das unidades acadêmicas.

A previsão é de que o fórum tenha reuniões bimestrais a partir de abril, e seja integrado pelos coordenadores que formam a Proec, pela pró-reitora de extensão, pelos coordenadores dos colegiados de extensão, por representantes de estudantes de graduação e pós-graduação, de políticas de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). A depender das temáticas programadas para cada encontro do fórum, outros membros da comunidade serão convidados a contribuir com as reuniões.

Sobre o seminário

O evento ocorrido na última semana teve uma programação focada na apresentação das diversas áreas de atuação da Proec e seus desafios, bem como no processo de curricularização da extensão. "Foi uma oportunidade excelente para interagirmos sobre o trabalho, sobre os problemas a serem sanados e para definição de próximos passos", avalia a professora Christiane. O evento contou com a participação do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, que apresentou o conteúdo relativo à inclusão da extensão nos currículos da graduação da UFLA.

O que é a curricularização da extensão?

A Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu ser necessário que os projetos pedagógicos dos cursos de graduação fossem adaptados para destinar no mínimo 10% da carga horária da matriz curricular a atividades de extensão. Na UFLA, essas adaptações já estão regulamentadas pela Resolução Normativa CEPE 015/2022 e passam a ser aplicadas a partir das turmas ingressantes em 2024.

Segundo a resolução do CNE, a Extensão na Educação Superior Brasileira é “a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.