Olimpíada Lavrense de Matemática

UFLA promove cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Lavrense de Matemática

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Sexta, 17 Fevereiro 2023 16:09 | Última Atualização: Terça, 28 Fevereiro 2023 15:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 10/2 foi realizada a cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM). Estiveram presentes autoridades da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professores e colaboradores das escolas participantes, vencedores da olimpíada e seus familiares. O evento foi realizado no Salão de Convenções.

A premiação é referente à Olimpíada que ocorreu em 2022. Cerca de 30 estudantes de diversas escolas lavrenses, públicas e privadas, foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menções honrosas.

Compuseram a mesa de honra e fizeram a entrega da premiação aos alunos o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA), professor João Domingos Scalon, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães Rocha, o chefe do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/UFLA), professor Ricardo Edem Ferreira, e o coordenador da olimpíada, professor Marlon Pimenta Fonseca (DMM/UFLA).

Durante a cerimônia, os representantes da UFLA reforçaram a importância da dedicação aos estudos por parte dos discentes e o fato de as Olimpíadas incentivarem a escolha das futuras carreiras profissionais dos participantes e estimularem o interesse pela Matemática, bem como pelo ingresso em uma universidade. Também enalteceram a importância da participação das escolas e das famílias no processo de formação das crianças e adolescentes, cujo apoio é fundamental para que eles alcancem seus objetivos e desenvolvam seus talentos.

Olimpíada Lavrense de Matemática

A OLM teve início em 2016, com o objetivo de melhorar a aprendizagem da Matemática, reconhecer talentos e incentivar os participantes a continuar seus estudos. O projeto é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e privadas de Lavras (MG).

As instituições interessadas devem se inscrever previamente, informando o número de alunos que desejam participar. A Olimpíada é dividida em duas etapas: a primeira fase é a aplicação de provas, com questões de teor olímpico, nas próprias escolas; a segunda também envolve a aplicação de provas e ocorre na UFLA.

Para Marlon, coordenador do projeto, a Olimpíada é um caminho para aproximar os alunos da Universidade. “A Olimpíada é uma forma da UFLA se mostrar aberta a essas pessoas, que muitas vezes pensam que a Universidade não faz parte de suas realidades. A Universidade é uma parte da comunidade e as crianças sentem-se acolhidas com projetos como este”, comenta.

A OLM é promovida pelo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/UFLA), com apoio do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além da colaboração de diversos professores, também estão envolvidos no desenvolvimento e execução do projeto alunos do Icet/UFLA. A OLM foi inspirada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), porém não há vínculo institucional entre elas.