UFLA NA COMUNIDADE

Projeto de extensão une pessoas, agricultura e ecologia em feira realizada na UFLA

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 28 Fevereiro 2023 15:37 | Última Atualização: Quarta, 23 Agosto 2023 10:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Toda quarta-feira, das 9h às 14h, é comum caminhar pelo canteiro central da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e encontrar produtos e hortaliças vindos direto do campo e sendo comercializados: é a feira agroecológica chegando aos seus consumidores. Guiada por uma prática de produção mais sustentável, a feira incentiva a agroecologia, que busca apoiar a transição do atual modelo de desenvolvimento rural e da agricultura convencional para uma proposta de desenvolvimento rural e de agricultura mais sustentável.

Durante a feira na UFLA, são comercializados legumes, verduras, frutas, grãos, cogumelos, farinhas, mel, entre outras mercadorias. Todos esses produtos são produzidos com base na agroecologia, que proporciona a produção de alimentos de boa qualidade para toda a sociedade por meio de uma perspectiva que favorece também a busca sustentável da segurança alimentar e nutricional.

De acordo com o agricultor Raul Reis Assunção, que vende seus produtos na feira, a prática agroecológica é necessária e acessível. “Nossas práticas envolvem uma forma de produzir alimentos que não utiliza adubos químicos e nem tão pouco venenos. Essas práticas são muito acessíveis para qualquer um. São produtos caseiros que a gente faz com esterco de gado, esterco de galinha, pó de rocha”, explica.

Outra integrante da feira, a camponesa Maria Fátima de Souza Pereira, conta sobre uma técnica que utiliza e que atrai a atenção do público: o plantio de flores na horta. “Eu uso as flores na horta para atrair insetos e, assim, eu consigo fazer um controle biológico dentro da horta, porque as flores atraem insetos que vão combater outros insetos, o que vai diminuir o índice de doença.”

A atual coordenadora da feira e professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA), Viviane Santos Pereira, observa que a feira tem representado um espaço de valorização de outras formas de saberes da sociedade. “Nossa feira é um trabalho conjunto, construído por várias mãos, com maior respeito à natureza e às pessoas, e que estimula relações. Dentre as suas atividades, não há apenas a comercialização de produtos mais sustentáveis, mas também interação, socialização e promoção da cultura e de elementos que são amparados em diversas dimensões da sustentabilidade, como, por exemplo, as dimensões social, econômica, cultural, ética, política e ecológica. A nossa feira é, portanto, um espaço de educação que promove o debate sobre agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saberes locais, gênero, economia solidária e outros temas.”

Na feira, tem

250x250

Além do comércio de produtos sustentáveis, em algumas edições da feira são realizadas atividades pedagógicas interdisciplinares que proporcionam a interação entre todos os envolvidos na feira, como exposições educativas, rodas de conversa, oficinas, visita à feira, capacitações e palestras. Essas atividades, voltadas para as comunidades interna e externa (estudantes da educação básica, moradores de Lavras e região, associações de cidades vizinhas), são organizadas com o apoio de estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes, núcleos de estudos e da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão (Emater). A feira envolve trajetórias e é caracterizada por essa proximidade relacional e territorial entre os produtores e os consumidores, aproximando identidades regionais e incentivando as práticas sociais.

Os próprios agricultores da feira também participam, na Universidade, de atividades que buscam atender às suas próprias demandas, como, por exemplo, atividades que abordam a legislação sanitária.

Mais sobre a feira

A feira foi iniciada em setembro de 2019 e é resultado da articulação de diversos atores. Dentre eles, além da Emater, destacam-se a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE/UFLA) e agricultores e agricultoras da região de Lavras.

250x250

Atualmente, participam da feira agricultores e agricultoras da Associação das Camponesas e Camponeses Agroecológicos de Lavras (Accal), como Maria Fátima, e da Associação Sul-Mineira de Agroecologia e Solidariedade (Sol-Minas), como Raul.

A feira é vice-coordenada pela também professora da FCSA da UFLA Maria de los Angeles Arias Guevara.

Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para conhecer alguns dos envolvidos na feira e descobrir mais sobre conceitos como a agroecologia, que guiam esse projeto de extensão da UFLA.