Ir direto para menu de acessibilidade.
Segurança Infantil

Nedi/UFLA recebe primeira ação do Proerd-Kids em Lavras

Escrito por Raphaela Mendonça Leite | Publicado: Segunda, 13 Março 2023 14:12 | Última Atualização: Terça, 14 Março 2023 11:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

O colégio de aplicação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estabeleceu parceria com a Polícia Militar e inaugurou as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Lavras. A estreia do programa foi realizada na última segunda-feira (6/3), com as 32 crianças dos grupos 5. No primeiro encontro, a sargento Anna Paula Ziegler esteve no Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA) e abordou com os pequenos alguns temas relacionados à segurança pública, orientando sobre como ligar para a polícia em casos de emergência ou sobre como a criança cuidar de si e da família, por exemplo. 

A abertura oficial do evento ocorreu na sexta-feira (3/3) e contou com a presença de representantes da Polícia Militar de Lavras, da Banda da Polícia Militar e dos mascotes do programa. O evento contou com a participação da diretora da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch/UFLA), professora Helena Maria Ferreira, da equipe do Nedi e das crianças e familiares. 

Letícia Silva Ferreira coordenadora geral do Nedi/UFLA
Letícia Silva Ferreira coordenadora geral do Nedi/UFLA

Os encontros ocorrerão durante oito semanas, às segundas-feiras, com as crianças do Grupo 5 do Nedi/UFLA. No final, todas passarão pela formatura do Proerd-kids. 

Segundo a coordenadora geral do Nedi/UFLA, professora Letícia Silva Ferreira, a parceria com a Polícia Militar de Lavras foi uma surpresa muito feliz. “Até então, eu não tinha conhecimento do Proerd-Kids, para a faixa etária dos 5 anos, mas quando recebemos a visita da sargento Anna Paula foi uma grande felicidade. Entendemos, juntas, que para falar sobre segurança com as crianças da educação infantil será preciso trazer atividades que envolvam as crianças e que desperte o interesse delas.” 

 




O Proerd-Kids 

Anna Paula - Sargento da Polícia Militar de Lavras
Anna Paula - Sargento da Polícia Militar de Lavras

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. 

Em Lavras, o Proerd-Kids, destinado às crianças da segunda etapa da Educação Infantil, começou este ano. E, conforme a sargento Anna Paula, o Nedi foi escolhido para inaugurar o programa por ser um colégio de referência na cidade. “A Polícia Militar optou por realizar a aula inaugural do projeto Proerd-Kids no Nedi/UFLA por entender a importância que a universidade tem para cidade, em quesito de visibilidade e de alcance, já que o colégio abrange crianças  de vários bairros da cidade”, destaca. 

Anna Paula ainda ressalta a importância do contato da criança, desde pequena, com a segurança pública, “Nós percebemos que quando a criança tem o contato com esse tema, ainda nessa fase, ela já começa a despertar o senso de cuidado para consigo e da necessidade de estar segura. É o que levaremos para elas, com conteúdos mais lúdicos”. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção