Extensão

Estudantes desenvolvem jogos de tabuleiro que estimulam discussões socioambientais

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Quinta, 16 Março 2023 17:49 | Última Atualização: Sexta, 17 Março 2023 15:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que cursam a disciplina eletiva Gestão Socioambiental, vinculada ao Departamento de Administração e Economia (DAE), formularam jogos de tabuleiro para estimular o debate sobre questões socioambientais, adotando como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Organizações das Nações Unidas (ONU), conhecidos pela sigla ODS. Na quarta-feira (15/3), foi realizada uma mostra no Centro de Cultura da UFLA para apresentar os jogos confeccionados.

Na exposição, os estudantes se organizaram em grupos para apresentar os jogos. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em destaque foram: "Fome Zero e Agricultura", "Saúde e Bem-estar", "Água Potável e Saneamento", "Cidades e Comunidades Sustentáveis", "Igualdade de Gênero", "Energia Limpa e Acessível", "Trabalho Decente e Crescimento Econômico", "Consumo e Produção Responsáveis".

A professora Luciana Braga Silveira, responsável pelo evento, relata que os temas acima foram trabalhados ao longo da disciplina, em projeto pensado para o público externo. “Após essa preparação, os estudantes foram desafiados a pensar em uma estratégia de educação ambiental que seduzisse o público-alvo do processo por meio de jogos, e que possibilitasse um ambiente descontraído para os jogadores relatarem suas vivências e percepções como sujeitos ativos, não como meros receptores de informações”.

Nesse sentido, a docente ainda destaca a importância dos jogos para estimular a construção de cidadãos conscientes de suas responsabilidades. “Os jogos são um recurso didático que tem como objetivo final estimular a reflexão daqueles que participam da atividade sobre a interação sociedade e meio ambiente. Os jogadores são estimulados, de uma maneira lúdica, a trocar informações, experiências e percepções sobre os problemas ambientais, visualizá-los no seu cotidiano e no território em que habitam e vislumbrar formas de superá-los.”

A estudante da licenciatura em Ciências Biológicas, France Marir de Souza Rossat, relata como seu jogo, chamado “Trilha Sustentável” e ligado ao ODS “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, pode ajudar a sociedade a discutir questões socioambientais. “Acredito que, com alguns ajustes, o jogo Trilha Sustentável deve auxiliar educadores a mediar discussões a respeito do tema e das problemáticas que o envolvem. E o aspecto lúdico da atividade torna tudo mais encantador e mais fácil de fazer. Trilha Sustentável é, antes de qualquer coisa, uma tentativa de integrar a comunidade lavrense à UFLA e mostrá-la que aprender pode ser divertido”.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.