Núcleo de Estudos em Educação e Neurociências promoveu Semana de Conscientização sobre o Cérebro
Entre os dias 13 e 15/3, o Núcleo de Estudos em Educação e Neurociências (ENE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu a Semana de Conscientização sobre o Cérebro. Foram realizadas três ações a partir de elementos lúdicos, linguagem descomplicada e simples, que buscaram popularizar o tema e fomentar a curiosidade, a fim de aproximar a escola e a comunidade da universidade e dos discursos e práticas da neurociência.
As ações incluíram uma oficina com crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEDI/UFLA) sobre cérebro e sistemas sensoriais; duas palestras on-line, proferidas por pesquisadoras da Unipampa; e um debate científico, com pré-adolescentes do 5° ano da rede municipal de Educação Básica de Lavras, envolvendo recortes de desenhos cinematográficos.
Segundo o professor do Departamento de Educação Física Alessandro Teodoro Bruzi, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em Educação e Neurociência, “o evento teve como objetivo compartilhar com o público em geral as maravilhas do cérebro e os impactos dos estudos neurocientíficos em nossas vidas. Dessa maneira, a Universidade reafirma seu papel na discussão e divulgação científica, trabalhando com professores e estudantes da Educação Básica, Ensino Superior e demais membros da comunidade”.
Para o professor do Departamento de Educação Cláudio Lúcio Mendes, também coordenador do ENE, “a participação, pela primeira vez, na Semana de Conscientização sobre o Cérebro, coloca a UFLA no cenário nacional e internacional, fortalecendo a criação do Laboratório em Educação e Neurociência (L-ENE), uma ideia que sairá do papel para se tornar uma realidade este ano".
Para Dyla Maria Duarte Lisboa, mestranda em Educação e integrante da equipe técnica da Semana de Conscientização sobre o Cérebro, “a neurociência, enquanto uma ciência que estuda o Sistema Nervoso Central (SNC), tem ganhado grande prestígio na comunidade científica, dada a importância e benefícios apresentados por meio dos seus estudos e descobertas. A neurociência, quando relacionada à educação, e sobretudo propagada no meio estudantil, seja na Educação Básica ou no ensino superior, assume significado por permitir uma conexão entre o discurso acadêmico e a vivência cotidiana. Ou seja, difundir e popularizar a neurociência possibilita a compreensão das bases neurobiológicas do processo ensino-aprendizagem, da formação da memória, entre outros”.
Confira as fotos da Semana de Conscientização do Cérebro: