Ir direto para menu de acessibilidade.
EVENTO

Disciplina do Departamento de Gestão do Agronegócio une ensino e extensão com produtores rurais de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 20 Março 2023 14:12 | Última Atualização: Terça, 21 Março 2023 15:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 7/3, ocorreu a apresentação de resultados do componente curricular “Laboratório Gestão Integrada do Agronegócio”, do Departamento de Gestão do Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA). A disciplina, com caráter de ensino e extensão, foi realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura de Lavras e contou com a participação de produtores rurais da cidade. 

A apresentação dos resultados consistiu em quatro estudos de casos acerca de propriedades rurais do município de Lavras. Temas como a produção de olericultura, produção de soja, produção de gado de corte e produção de café e milho foram destaques. A disciplina contou com o envolvimento de estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos da UFLA. 

Parcerias que constroem a extensão 

A professora Maria Cristina Angélico de Mendonça, uma das responsáveis pela iniciativa, conta que a disciplina faz a integração com todas as áreas da administração, com enfoque nos cursos da área de Ciências Agrárias. 

“A ideia da disciplina é proporcionar um conteúdo mais completo. Os estudantes, futuros profissionais, trabalham uma parte teórica, conciliando o tempo todo com a prática, a vivência com o produtor e a vida no campo”, relata. Para a escolha das propriedades rurais, a iniciativa contou com a ajuda da Prefeitura de Lavras. Além disso, a prefeitura disponibilizou o transporte para as visitas técnicas em cada propriedade estudada.

Outro parceiro da disciplina foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que disponibilizou materiais e conteúdos para serem utilizados durante os estudos. O estudante de agronomia Guilherme Lopes mostra a importância do contato com o produtor para entender melhor o que de fato acontece no campo, indo além do que é visto em sala de aula. “A disciplina reuniu o conhecimento de dentro da faculdade com a extensão, coisas que você aprende na universidade, mas na hora que você está no campo, você vê que é diferente e consegue aplicar e aprender com o produtor rural”, destaca o estudante. 

O encontro contou também com a presença do chefe de gabinete João Batista da Silva, que representou o secretário de Agricultura de Lavras, Cassimiro da Silva. João comentou que frequenta a comunidade acadêmica desde a época da Escola de Agricultura de Lavras (ESAL) e, a partir de então, acompanha o crescimento da Instituição, hoje denominada UFLA. “Eu vejo, de forma profícua, essa parceria entre a municipalidade como todo, a universidade, outros entes públicos e parcerias privadas de Lavras. Essa gestão rural traz novos horizontes para o produtor rural, além do feedback para os estudantes dessa área”, complementa o chefe de gabinete. 

Texto: Nathália Cristina Basilio Martins/bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.