Enactus UFLA 2023

Treinamento Regional da Enactus retorna após quatro anos, com evento organizado por estudantes da UFLA

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Sexta, 24 Março 2023 15:19 | Última Atualização: Sexta, 24 Março 2023 15:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 11 e 12 de março, ocorreu o 5° Treinamento Regional da Enactus Mineiras (TREM), no anfiteatro de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento, que não ocorria desde 2019, devido à pandemia de Covid-19, retornou com estudantes que compõem as equipes Enactus de cinco universidades: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Viçosa câmpus Rio Paranaíba (UFV - RP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de representantes da UFLA e da Enactus Brasil.

O evento foi organizado pelos estudantes da Enactus UFLA, com o apoio da professora conselheira Nathália de Fátima Joaquim, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). A docente destaca a diversidade de problemas práticos que as equipes tiveram acesso no evento.

"As atividades propostas e desenvolvidas tiveram como objetivo proporcionar aos estudantes oportunidades de refletir sobre a vida em sociedade e como podemos impactar a vida, especialmente, de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou de violação de direitos. Afinal, o propósito de um projeto Enactus é contribuir para a mudança social, a partir de valores sociais que irão impactar positivamente a vida das pessoas".

A professora conselheira conclui que, ao discutir a formulação de projetos sociais, os estudantes puderam perceber a importância de ouvir a comunidade lavrense, a partir da apresentação de problemas que realmente impactam e transformam a realidade social vivenciada pelo público de Lavras. O evento, portanto, foi muito satisfatório para os participantes da equipe Enactus UFLA.

Ao todo, participaram do treinamento 80 pessoas diretamente envolvidas com a rede Enactus, organização internacional sem fins lucrativos que transforma estudantes em empreendedores sociais. Durante os dois dias de evento, ocorreram palestras, oficinas, workshop, roda de conversa e resolução prática de casos.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.