EduCom Ciência: Projeto da UFLA envolve jovens do ensino básico na produção de conteúdos audiovisuais sobre ciência
Teve início na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o projeto “EduCom Ciência”, que tem o objetivo de promover a comunicação pública da ciência entre os jovens do ensino básico. O projeto prevê a construção, pelos próprios alunos, de três produtos audiovisuais sobre ciência. A iniciativa é das coordenadorias de Comunicação Social (CCS) e de Divulgação Científica (CDC) da Universidade, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência".
O foco da iniciativa são estudantes do ensino médio de escolas públicas de Lavras. A turma piloto, do primeiro semestre de 2023, é do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet/Lavras), que, este ano, completa 30 anos de fundação em Lavras. Ao todo, são 10 estudantes com idade variada entre 13 e 17 anos. Os encontros ocorrem, semanalmente, no câmpus da UFLA. Para a coordenadora de Divulgação Científica (CCS/UFLA), Ana Eliza Ferreira Alvim da Silva, a Comunicação Pública da Ciência precisa estar atrelada ao envolvimento do público, que vai além de apenas assistir ou ler os conteúdos científicos produzidos pela Universidade. “Queremos que a sociedade participe de forma ativa das discussões sobre ciência que são publicadas, para que tais divulgações possam realmente atender aos anseios sociais”, destaca a jornalista.
Comunicação Pública da Ciência nas Escolas
A ideia do projeto é que os próprios estudantes possam aprender, amparados pela equipe da UFLA, a produzir conteúdos em vídeo sobre temas do cotidiano a partir da perspetiva científica. As atividades terão duração de três anos e, em cada semestre, estarão vinculadas a uma instituição de ensino de Lavras.
Em cada oficina, os estudantes são estimulados e orientados a levantar as dúvidas em suas comunidades, apurar as informações científicas e entrevistar pesquisadores. Conteúdos, como criação de roteiro, escrita jornalística, gravação e edição de vídeo farão parte do planejamento das atividades. Até o momento, o cronograma de oficinas contou com temas, como “A ciência está em tudo”; “Comunicação pública da ciência”; “Levantamento de pauta” e uma visita ao horto botânico da universidade, em que os estudantes puderam experienciar a ciência acontecendo na prática.
Os participantes estão sendo acompanhados por monitoras, jornalistas da UFLA. A partir de metodologias ativas e do círculo de cultura, todo o planejamento das ações é realizado de forma coletiva entre as monitoras do projeto.
“Atuar na divulgação científica do setor de comunicação da UFLA é isso, é poder unificar nosso conhecimento de formação, no meu caso, como pedagoga, para aproximar nosso público do conhecimento produzido na UFLA. E quando pensamos em um projeto que trabalha com os estudantes do ensino médio para produzirem, eles mesmos, um produto de divulgação científica, estamos, com certeza, cumprindo nosso papel de popularizar a ciência e desenvolvê-los para a vida em sociedade”, destaca Raphaela Mendonça Leite, uma das monitoras do projeto.
Projeto transdisciplinar
Além de popularizar o conhecimento envolvido em cada produto desenvolvido pelos estudantes, o projeto estimula os jovens das escolas públicas no interesse pela ciência e pelo ensino superior. Também contribui para que compreendam os modos de produção da Comunicação com uma leitura crítica da mídia, ao mesmo tempo, em que sua participação direta nos vídeos atrairá outros públicos (de suas comunidades) para o conteúdo de ciência divulgado pela UFLA.
O projeto ocorre de forma transdisciplinar, pois além das equipes de Comunicação e de Divulgação Científica, há a participação do professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA),José Roberto Pereira, e do professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Paulo Ricardo . Para Paulo, falar sobre a divulgação científica com estudantes da educação básica é uma grande oportunidade para que eles possam ter contato com as pessoas que trabalham com a produção da ciência.
“Na oficina que participei com eles, falamos não só sobre as ciências das naturezas, mas todas as ciências produzidas na Universidade. Conseguimos ampliar o sentido dos estudantes para que eles possam discutir sobre a ciência. Hoje, por meio de diversos estudos teóricos, vemos como a ciência ainda possui estereótipos negativos que se tornam realidade para a população, o que acaba afastando a população da ciência. A ideia é que possamos colocá-los em confronto com as próprias concepções e, a partir do conhecimento, desenvolver o senso crítico”, destaca o professor.
Para o estudante do Cedet Samuel Luiz Rodrigues, de 17 anos, participar do projeto está ampliando seus conhecimentos técnicos para a produção de conteúdo. “Eu quis participar desta ação porque quero muito desenvolver minha comunicação. Além de que, aqui, vi a oportunidade de poder aprender as técnicas de produção de conteúdo, que é algo que eu tenho muito interesse, desde apuração de temas, gravação e edição de vídeos. Depois de quatro semanas de projeto, posso dizer que minhas expectativas estão sendo superadas”, destaca o participante do “EduCom Ciência”.
A parceria com o Cedet/Lavras
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) foi idealizado pela Zenita Cunha Guenther, doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela South Florida University. A instituição foi escolhida para estrear o projeto porque este ano, em Lavras, completa 30 anos de fundação.
O Cedet mantém parceria com todas as escolas públicas do município, além de escolas particulares, e é ligado à Prefeitura de Lavras. Os professores das escolas recebem uma ficha de avaliação para que possam utilizá-la na observação dos alunos, de forma a identificar aqueles que se destacam por alguma característica. Para a facilitadora e professora de redação do Cedet, Valéria Aparecida Resende da Rocha, que acompanha a turma no projeto “EduCom Ciência”, a instituição precisa de meios para propiciar aos estudantes o contato com as transformações digitais da sociedade, e o projeto da UFLA atende essa necessidade. “As formas de comunicação evoluem e isso torna necessário inserir nossos alunos em práticas que possibilitem interação e compreensão do funcionamento das tecnologias integradas às nossas mais diversas esferas sociais. Possibilitar aos alunos essa proximidade com os novos recursos faz com que eles possam assimilar diferentes formas de pensar e de interagir com as outras pessoas", destaca a professora.