APOIO CONTÁBIL À COMUNIDADE

Estudantes recebem treinamento para atuar no NAF, estruturado na UFLA em parceria com a Receita Federal

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Terça, 04 Abril 2023 00:15 | Última Atualização: Terça, 04 Abril 2023 15:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 28/3, ocorreu o primeiro treinamento dos estudantes participantes do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Federal de Lavras (NAF/UFLA), vinculado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA). O treinamento foi ministrado pela chefe da agência da Receita Federal de Lavras, Ana Carolina Rodrigues de Carvalho. O evento abordou sobretudo o registro e a regularização de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), além do cadastro de Microempreendedor Individual (MEI).

Um novo treinamento presencial já está marcado para o dia 12/4 e terá como tema a declaração de Imposto sobre as Rendas de Pessoas Físicas (IRPF). A capacitação será conduzida pelo chefe da agência da Receita Federal em Itajubá, o analista-tributário Sergio Antonio da Silva. Além disso, haverá a inauguração do Núcleo, prevista para o dia 12/5, às 9h, no anfiteatro do Departamento de Administração Pública (DAP), aberta para toda a comunidade acadêmica.

A estudante do curso de Administração Iasmim Suelen da Costa ressalta a importância do Núcleo e dos treinamentos na sua formação acadêmica. “O NAF-UFLA, nessa etapa inicial, conseguiu ampliar o conhecimento que eu já havia adquirido previamente em sala de aula sobre impostos, principalmente sobre o Imposto de Renda e como declará-lo. Por meio do curso e treinamento realizados, também foi possível aprender mais sobre CPF e MEI, e colocar em prática o conhecimento, ao utilizar a plataforma da Receita Federal para solicitar alterações, fazer declarações, entre outros serviços que serão ofertados pelo Núcleo. Dessa forma, a experiência está sendo essencial para minha formação acadêmica na teoria e na prática.”

Para a coordenadora do NAF-UFLA, professora Juciara Nunes de Alcântara, do Departamento de Administração e Economia (DAE), tanto o treinamento quanto o Núcleo são “excelentes oportunidades para os estudantes de graduação desenvolverem habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação e empreendedorismo”. A professora convida os estudantes interessados a participar do Núcleo. “Os estudantes que atuam no NAF-UFLA têm a chance de se destacar no mercado de trabalho, já que a participação no projeto pode ser considerada uma experiência profissional relevante", afirma.

O NAF é um projeto da Receita Federal do Brasil em parceria com Instituições de Ensino Superior, e tem como objetivo oferecer suporte contábil e fiscal para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda, bem como capacitar estudantes de graduação na área fiscal ou contábil. Dessa forma, o NAF é uma iniciativa que contribui tanto para o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo benefícios para os estudantes, a comunidade e a universidade.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.