Oportunidade

Curso de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos será ofertado pela UFLA – Inscrições até 25/4

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 18 Abril 2023 17:51 | Última Atualização: Quinta, 27 Abril 2023 16:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anuncia uma oportunidade de capacitação que vai gerar amplo interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Em uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), será ofertado o curso “Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos”, gratuitamente e no formato on-line.

O curso tem a coordenação pedagógica da professora Larissa Giacometti Paris (DEL/Faelch), pesquisadora da área de Linguística Aplicada, com foco em letramentos acadêmicos. A proposta abordará questões alusivas à leitura e à produção de textos que circulam no contexto acadêmico, com foco no gênero artigo científico. Para os estudantes da UFLA, o curso também será creditado como uma disciplina (para aqueles que tiverem se matriculado no componente curricular Tópicos Especiais, ofertado pelo PPGE).

No formato aberto, Com carga horária de 60 horas, o curso será ofertado no período de 25 de abril a 27 de junho de 2023, em formato remoto, com atividades teóricas (palestras por meio deste link e atividades interativas para a consolidação de aprendizagens (por meio do campus virtual). As atividades serão síncronas para aqueles que tiverem interesse em receber a certificação, mas as aulas ficarão gravadas no canal do YouTube do Programa de Pós-graduação em Educação.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 25 de abril, neste link.

Letramentos acadêmicos

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, o curso tem por propósito a qualificação dos trabalhos de conclusão de cursos (teses e dissertações) e de produções científicas decorrentes das pesquisas realizadas. Embora tenha como foco a escrita acadêmica, o curso tem entre as temáticas abordadas a divulgação de conhecimentos científicos, com vistas a informar à comunidade acadêmica e, especialmente, à sociedade em geral, a variedade das pesquisas realizadas no contexto dos programas de pós-graduação, demonstrando a relevância científica da UFLA.

De acordo com a diretora da Faelch, professora Helena Maria Ferreira, o curso busca propiciar espaços de discussão acerca dos letramentos acadêmicos, que envolvem os processos de leitura, de produção, de publicação e de socialização/divulgação de textos que circulam no contexto universitário.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, professor Regilson Maciel Borges, a proposta é congregar contribuições de diferentes pesquisadores acerca de questões que são relevantes para a qualificação da escrita acadêmica, seja no âmbito do tratamento dado ao conteúdo, seja no âmbito da adequação da organização linguística e discursiva das produções textuais.

Confira a programação:

25/4/2023 - 19h – 23h / Conferência de abertura: Letramentos acadêmicos – Profa. Raquel Salek Fiad (UNICAMP)

2/5/2023 - 19h – 20h50 / Palestra: Convenções do mundo acadêmico – Profa. Larissa Giacometti Paris (UFLA)

21h00 – 23h / Palestra: Uso da citação e construção da posição autoral – Profa. Sibely Oliveira Silva (UFLA)

5/5/2023 - 18h – 23h / Atividades de estudos autônomos para consolidação das aprendizagens (módulo I) - campus virtual (coordenação: Larissa Giacometti Paris, Helena Maria Ferreira, Regilson Maciel Borges e Braian Garrito Veloso (UFLA)

9/5/2023 - 19h – 20h50 / Palestra: Elaboração da introdução de um artigo científico – Profa. Larissa Giacometti Paris (UFLA)

21h00 – 23h / Palestra: Elaboração do quadro teórico de um artigo científico – Rómina de Mello Laranjeira (UFOP)

16/5/2023 - 19h – 20h50 / Palestra: Elaboração de resumo de artigo científico - Profa. Flávia Danielle Sordi Silva Miranda (UFU)

21h – 23h / Palestra: Elaboração de considerações finais de um artigo científico - Profa. Mauriceia Silva de Paula Vieira (UFLA)

23/05/2023 - 19h – 23h / Palestra: Elaboração de abstract - Profa. Aline Barreto Costa Braga (UFLA)

24/05/2023 - 18h – 23h / Atividades de estudos autônomos para consolidação das aprendizagens (módulo II - parte 1) - campus virtual (coordenação: Larissa Giacometti Paris, Helena Maria Ferreira, Regilson Maciel Borges e Braian Garrito Veloso (UFLA)

30/5/2023 - 19h – 20h50 / Tratamento dos dados: Análise qualitativa - Prof. Ronei Ximenes Martins (UFLA)