PRÉ-UNI

Cursinho pré-vestibular gratuito UFLA/Prefeitura volta a atividades presenciais e é estímulo para 75 jovens da cidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 27 Abril 2023 09:35 | Última Atualização: Segunda, 08 Mai 2023 11:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em busca do sonho de ingressar no ensino superior ou aprimorar os conhecimentos para a aprovação em concursos públicos, 75 jovens e adultos de Lavras iniciaram, nesta semana, as aulas de 2023 no cursinho pré-vestibular gratuito Pré-Uni. Depois de um período em aulas remotas, iniciadas durante a pandemia de Covid-19, as turmas agora voltam à modalidade presencial.

Ainda cursando o ensino médio, na Escola Estadual Dora Matarazzo, Rayane Suelen Teixeira estava motivada no primeiro dia de atividade presencial. “Minha meta é adquirir todo o conhecimento que eu puder aqui dentro, para conseguir fazer o curso de arquitetura, que é o meu sonho (…) Eu acredito que eu vou conseguir, porque a equipe é muito boa, os professores parecem ser muito amigáveis”, disse.

O Pré-Uni é um projeto de extensão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e atende jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de escolas públicas e residentes em Lavras. O cursinho é uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a prefeitura da cidade, e está ativo desde 2004. As disciplinas ofertadas são português, redação, matemática, inglês, biologia, física, química e filosofia.

Os participantes são selecionados em chamamento público anual, e têm aulas diárias, de segunda a sexta-feira, das 17h 45 às 21h45, no Câmpus Histórico da UFLA. Neste ano, a turma terá atividades no período de 24/4 a 24/11. A próxima seleção de participantes será no início de 2024, com novas vagas. Com a iniciativa, UFLA e Prefeitura se unem para ampliar o acesso de adultos e jovens à educação, estimulando que continuem sua trajetória de estudos e tenham melhores resultados no mercado de trabalho e em qualidade de vida.

“Esse projeto é fantástico, porque tem um impacto social importante para a comunidade local e já caminha para seus 20 anos de funcionamento, resistindo a todas as dificuldades ao longo do tempo, inclusive às dificuldades impostas pela maior emergência em saúde pública da história recente. E como todo projeto de extensão, tem benefícios em mão dupla: para as pessoas da comunidade que integram as turmas, e para nossos estudantes de graduação e pós-graduação, que atuam como professores e se desenvolvem nessa experiência”, avalia a pró-reitoria de Extensão e Cultura, professora Christiane Rocha.

Uma equipe cheia de motivação

Para funcionar, o Pré-Uni conta com a atuação de duas servidoras da Prefeitura de Lavras:  atualmente a coordenadora administrativa, Nára Aparecida de Souza, e a responsável por  acompanhar as aulas, Tânia  Aparecida Marques Terra. A coordenação pela UFLA é da professora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch) Sibely Oliveira Silva.

As aulas são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade - a maior parte deles bolsistas no Programa Institucional de Bolsas (PIB).. “Estamos atualmente com 11 bolsistas e uma voluntária, e abriremos um edital para o preenchimento de mais três vagas”, diz Nára.

Na acolhida presencial à turma de 2023, os professores bolsistas deram as boas-vindas à nova turma e ressaltaram sua satisfação em ter a experiência de ministrar as aulas e participar do projeto. A coordenadora na UFLA, professora Sibely, explicou o projeto aos novos alunos e enfatizou a importância social das atividades. “Nós estamos falando de ampliar as condições de acesso ao ensino superior, e é muito bom, de verdade, ver essa sala lotada de alunos que estão tendo essa oportunidade”, comentou.