UFLA NA COMUNIDADE

Projeto conta histórias de pequenos produtores de café e incentiva comércio de grãos especiais

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 28 Abril 2023 17:09 | Última Atualização: Quarta, 23 Agosto 2023 10:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 14/4, foi comemorado o Dia Mundial do Café, bebida presente no dia a dia de milhões de pessoas, sendo uma paixão dos brasileiros. O projeto de extensão Uai Café, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vem entregando aos consumidores apreciadores desse produto as histórias de vida de pequenos produtores de Lavras e região. Para isso, os envolvidos no Projeto se organizam para comprar e revender, com valores justos, os grãos produzidos pelos produtores beneficiados. E, em cada pacote de 250 gramas de café, estão impressas as histórias dessas famílias produtoras de café especial, que, devido a sua preparação cuidadosa, garantem mais aroma, sabor e qualidade.

De acordo com a professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA), Nathália de Fátima Joaquim, responsável pelo projeto, o Uai Café ajuda a reduzir as etapas do processo de comercialização. “Temos um problema social que é a entrada do produto do agricultor familiar no mercado. A proposta do Projeto Uai Café é trazer a lógica do mercado justo: compramos o café especial com valores justos e o vendemos”, explica.

Para saber se um café é especial ou não, é feita uma análise sensorial que dá ao produto uma nota de 0 a 100: se o café conseguir mais de 80 pontos, ele é considerado especial. O produtor de café especial Paulo Vicente de Morais, proprietário do Sítio Cinco Estrelas, localizado no município de Bom Sucesso, comenta sobre a importância da agricultura familiar e do impacto do Uai Café na sua vida. “Aqui, conseguimos produzir um café de 88 pontos. Com a ajuda da minha filha, do meu filho e da minha esposa, produzimos esse café especial aqui na lavoura com muita dificuldade, mas com muito sucesso. Além disso, o Uai Café impactou muito positivamente na agricultura familiar de nossa família, principalmente no café que a gente produziu aqui.”

Após a compra, o Projeto conta com parcerias para torrar e moer o café. Em seguida, os produtos são empacotados nas embalagens da marca do Projeto, a Grão Uai, e são vendidos fisicamente pelos participantes e também durante um evento organizado por eles, o Uai Day.

Capacitando histórias

Além de gerar valor social a partir dessa comercialização do café, o Projeto também se mobiliza para incentivar outras famílias, investindo o lucro das vendas na capacitação de outros agricultores familiares da região. Por meio de parcerias do Uai Café com alguns núcleos de estudos da UFLA, o conhecimento da Universidade chega ao campo para que outras famílias de produtores sejam capacitadas para produzir café de excelência e entrar no mercado de cafés especiais.

Um empreendedorismo inovador

Para levar o Projeto aos produtores, os envolvidos colocam em prática o empreendedorismo social, que, como observa Nathália, se diferencia do empreendedorismo tradicional. “O empreendedorismo tradicional visa a geração de lucro, seja para o acionista, para o investidor ou até mesmo para o idealizador do negócio. No caso do empreendedorismo social, a proposta é trazer valor para a sociedade como um todo, por meio da solução de situações cotidianas que interferem na desigualdade social, no acesso à educação e na saúde. Então, a diferença é justamente essa: o empreendedorismo social visa trazer uma transformação social.”

Mais sobre o Projeto

O Uai Café foi criado em 2021 e, até o momento, já impactou a realidade de seis famílias. Agricultores familiares que têm interesse em uma parceria com o Projeto podem entrar em contato por meio das redes sociais da equipe, como o perfil do Instagram @projeto_uaicafe.

Além da professora Nathália, a equipe reúne estudantes de diferentes cursos da UFLA: Lauryen Eduarda Ferreira Rocha, Mateus da Silva Amaral, Mateus Renan Dias Alves e Renato Santos Elias, todos do curso de Administração Pública; Alisson André Soares Ramos e Joyce de Oliveira Bernardo, de Engenharia de Alimentos; e Marcus Vinícius Oliveira Cruz, do curso de Química.

O Uai Café é um dos projetos de extensão da Enactus UFLA, que é coordenada por Nathália. A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos que inspira jovens universitários a transformar vidas por meio da ação empreendedora e que, este ano, completa 25 anos.

Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para conhecer algumas das pessoas envolvidas no Projeto Uai Café e saber mais sobre esse projeto de extensão da UFLA: