Processo Seletivo

Observatório de Políticas Públicas da UFLA abre inscrições para seleção de novos membros

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Terça, 02 Mai 2023 17:04 | Última Atualização: Segunda, 08 Mai 2023 11:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Observatório de Políticas Públicas (OPP), projeto de extensão vinculado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras (FCSA/ UFLA), está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2023/1 até o dia 2/6, por meio do preenchimento do formulário eletrônico.

As vagas são destinadas a estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFLA, bem como a pessoas da comunidade lavrense, externas ao ambiente universitário, desde que seja comprovado interesse nos temas e projetos abordados. São ofertadas 15 vagas: duas para a área de cultura, duas para atuação na secretaria do OPP, duas para a coordenadoria geral do OPP, quatro destinadas a atividades de comunicação e cinco para o projeto “Política por Todos os Cantos”. A carga horária do núcleo de estudos é compatível com os demais projetos institucionais de pesquisa e extensão da UFLA, com duração entre 12 e 20 horas semanais.

O observatório, atualmente coordenado pelas professoras Júlia Moretto Amâncio (DAP), Gabriela Navarro (DIR) e Luciana Braga (DAE), desenvolve, desde 2016, diversos projetos relacionados a temas como políticas públicas, gestão municipal, mecanismos políticos e jurídicos de participação social, capacitação de agentes públicos e de organizações da sociedade civil, cultura, meio ambiente, urbanismo, participação social, educação política, entre outros.

De acordo com as coordenadoras do OPP, o núcleo pode ser o início para o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado, além de contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades. Dessa forma, além de os projetos terem impacto social, a participação contínua e assídua pode servir para a comprovação de horas extracurriculares requeridas por vários cursos de graduação da UFLA.

As coordenadoras ainda destacam que, a partir da experiência no OPP,  antigos membros do observatório tiveram possibilidades de contratação em empresas públicas, órgãos de governo, prefeituras, empresas de consultoria, ONGs, entre outras oportunidades, tanto acadêmicas quanto profissionais.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.