Ir direto para menu de acessibilidade.
Arte e cultura

Música e teatro no Centro de Cultura da UFLA: atividades para interação com a sociedade

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 03 Mai 2023 15:29 | Última Atualização: Segunda, 08 Mai 2023 11:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

No mês de abril, o Centro de Cultura da UFLA se tornou palco para duas apresentações culturais com sucesso de público. No dia 22 de abril, o Grupo Palcomédia de Teatro, de Oliveira, fez a apresentação do espetáculo “30 minutos”. No dia 27 de abril, o 1º Sarau da Série Música no Centro de Cultura contou com a apresentação de parte dos resultados dos projetos vinculados ao Programa Institucional de Música da UFLA, em uma noite marcada pela diversidade de repertório e formações. 

Espetáculo “30 Minutos” 

Produzido pelo Grupo Palcomédia de Teatro, o espetáculo “30 Minutos” é um drama que envolve um grupo de cinco amigos, o compartilhamento de problemas e aversões e decisões tomadas pelo impulso. O texto, escrito pela oliveirense Edicléia Fernandes, tem como intuito ressaltar a valorização da vida por meio da reflexão de temas sensíveis, como suicídio, transtornos psicológicos e drogas, revelando a importância da busca por apoio e acompanhamento profissionail. Com direção de Vander Christian, o espetáculo já foi apresentado em várias cidades da região. 

Foto do artigo

Na UFLA, cerca de 100 pessoas prestigiaram a peça e muitas delas deixaram avaliações positivas. Entre os comentários, o pedido para que o espetáculo fosse apresentado novamente, assim como outros produzidos pelo grupo.  As mensagens também destacaram a importância do tema abordado e da relevância de espaços para a reflexão responsável dessas temáticas no cotidiano. 

Para a equipe do Centro de Cultura, receber o Grupo Palcómedia foi uma experiência muito positiva. O assistente de administração Lucas Rocha destacou o aproveitamento e a adaptação do espaço enquanto o teatro universitário aguarda a conclusão das obras. Reforçou ainda o papel do Centro de Cultura como espaço de intercâmbio com os grupos locais de teatro, possibilitando a cooperação, as trocas de experiências e aprendizagens. “O espetáculo também contribuiu para ampliar a oferta de ações culturais, contribuindo para uma experiência formativa ampla”.

1º Sarau da série Música no Centro de Cultura  

Na sexta-feira (27/4) foi a vez do 1º Sarau da Série Música no Centro de Cultura. As apresentações foram realizadas pelos músicos que participam das atividades de extensão do Programa Institucional de Música da UFLA. O Sarau contou com a apresentação de integrantes dos projetos: Coral Vozes do Câmpus, Grupo Canto das Nascentes, Música por todos os Cantos, Madrigal da UFLA, Orquestra de Cordas da UFLA e Oficinas de Música. O evento contou com repertório do erudito ao popular, com diversidade também nas formações das apresentações, indo de apresentações em duos aos quartetos e corais. A direção artística foi do maestro Daniel Paes de Barros.    

O público também foi diverso e em grande número. Cerca de 200 pessoas participaram do sarau, incluindo amigos e familiares, membros da comunidade acadêmica da Universidade e da comunidade de Lavras. “Esperamos alcançar um público cada vez mais amplo”, enfatiza Lucas Rocha, assistente em administração do Centro de Cultura e também monitor das atividades de formação musical. 

Os dois eventos estão em consonância com a Política Cultural da UFLA, contribuindo para reforçar o papel social da universidade com a difusão cultural e a desejada aproximação com a comunidade do seu entorno. 

“É muito bom entender a Universidade como um espaço de diferentes manifestações, de produção de conhecimento e de cultura. Vim prestigiar o trabalho do maestro Paes de Barros e do colega Lucas Rocha, que, com uma equipe muito reduzida, têm feito eventos de muita qualidade e com sucesso de público. Ganha a Universidade e ganha a cidade, com esse enriquecimento cultural, com repertório variado, do clássico ao popular. Muito interessante.” - José Melo - técnico administrativo do Museu de História Natural  

 “Essa é a primeira vez que venho ao Centro de Cultura para prestigiar um evento musical. Ter um espaço para manifestações culturais é extremamente importante, não apenas para os estudantes e professores, mas para toda a comunidade de Lavras.” - Mariana Fernandes de Moura - 6º período de Medicina Veterinária

 “Vim com minha esposa e meu filho Bento, de cinco anos, para apresentar a ele uma opção de atividade cultural. Fazíamos isso antes da pandemia, sentimos muita falta, e agora retornamos. Muito importante ter esses espaços e poder abrir a UFLA para a comunidade de Lavras.” - Chrystian Araujo Pereira - docente do Departamento de Medicina

Para informações sobre os projetos e formas de participação, entre em contato com o Centro de Cultura pelo pelo telefone (35) 3829-1585 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção