PARCERIA COM A RECEITA FEDERAL

UFLA passa a contar com espaço para apoio fiscal e contábil à população de Lavras e região

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 12 Mai 2023 12:24 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 10:06
Gentileza solicitar descrição da imagem
Inauguração do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) sediado no câmpus da UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Receita Federal inauguraram, nesta sexta-feira (12/5), o espaço onde funcionará o Núcleo de Apoio Fiscal em Lavras (NAF), que oferecerá serviços fiscais e contábeis gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda. O descerramento da placa de inauguração ocorreu no prédio do Departamento de Direito do câmpus-sede da UFLA, onde funcionará o NAF.

O Núcleo de Apoio Fiscal é um projeto criado pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior de todo o País. Por meio desse projeto, a Receita Federal capacita os membros da comunidade acadêmica que participam NAF, por meio de treinamentos, discussões, palestras e visitas técnicas guiadas, para que eles possam assessorar a população em suas obrigações fiscais e contábeis, como abertura de CNPJ, declaração de imposto de renda, cadastro de microempreendedor individual (MEI), regularização de CPF, entre outras questões relacionadas a tributos.

Além de oferecer serviços gratuitos à sociedade, o NAF contribui para o ensino, a pesquisa e a extensão. Ao participar do projeto, os estudantes têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de ter contato com situações reais do mercado e com o público em geral, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação e empreendedorismo.

Na UFLA, o NAF terá a atuação de professores e estudantes de graduação dos cursos de Administração, Administração Pública e Direito. O agendamento de atendimentos à população poderá ser feito pelo e-mail do NAF (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e pelo perfil do Núcleo no Instagram. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Na cerimônia de inauguração, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destacou a importância de projetos como o NAF, que promovem a interação direta entre universidade e sociedade. “Ao lado do ensino e da pesquisa, a extensão também é um dos pilares da universidade, e o que ainda mais carece de atenção. Temos o compromisso de levar o conhecimento produzido dentro dos nossos muros para a sociedade, principalmente para a população de baixa renda.”.

A expectativa é de que o NAF seja acessível a um amplo número de cidadãos. Por isso, já na solenidade de lançamento, o reitor se comprometeu a destinar, em breve, um espaço mais amplo e de mais fácil acesso para a população da cidade, no campus Histórico da UFLA, localizado próximo à Portaria Principal da Universidade.

O delegado da Receita Federal do Brasil em Varginha, auditor-fiscal Eduardo Antonio Costa, afirmou que a atuação do NAF irá envolver toda a universidade. “A Receita Federal irá oferecer suas capacitações e treinamentos na área fiscal não somente aos membros do NAF, mas também a todas as unidades acadêmicas, para que todos os cursos de graduação e pós-graduação possam adaptar os conhecimentos a sua realidade e também oferecê-los à sociedade por meio de suas ações de extensão.”

homenagem UFLAPresente na solenidade, a chefe da agência da Receita Federal do Brasil em Lavras, Ana Carolina Rodrigues Carvalho, entregou uma homenagem ao reitor pelas diversas ações em benefício da sociedade desenvolvidas pela Universidade em parceria com a Receita Federal. Formada pela UFLA, Ana Carolina destacou sua gratidão por ser a responsável pela entrega da homenagem.

A cerimônia de inauguração do NAF na UFLA contou, ainda, com a presença da secretária de Fazenda e Planejamento da Prefeitura Municipal de Lavras, Darlene Aparecida Diniz Gouvêa; do representante de Cidadania Fiscal, analista tributário Sérgio Antônio da Silva; da pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha; do diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, professor Francisval de Melo Carvalho; e da coordenadora-geral do NAF na UFLA, professora Juciara Nunes de Alcântara.