Orientação Jurídica

Núcleo de Prática Jurídica Real da UFLA realiza atendimento aberto ao público

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Sexta, 19 Mai 2023 16:25 | Última Atualização: Segunda, 22 Mai 2023 12:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Núcleo de  Prática Jurídica Real, do Departamento de Direito (NPJ/DIR) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou um atendimento ao público lavrense no dia 18/5 nas mediações da Universidade. No local, os estudantes divulgaram o Núcleo e atenderam o público presente, compartilhando informações importantes sobretudo para cidadãos de baixa renda.

O evento contou com a presença de estudantes participantes da disciplina de Prática Jurídica, ofertada àqueles que cursam os últimos períodos do curso de Direito. Houve parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), esteve presente no evento a supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Lavras (Cejusc),Roseane Ady Magalhães. Além disso, marcaram presença no local os orientadores da disciplina, os professores Charley Teixeira Chaves e Daniel Teixeira Silva

O professor Charley, também organizador do atendimento, destaca que o principal objetivo do Núcleo é contribuir para desafogar o judiciário, mediando conflitos que podem ser resolvidos através do diálogo, sem necessitar dos meios processuais. “A iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é buscar a conciliação, mediação e orientação em casos de conflitos na área do Direito, em especial do Direito de Família, tais como: reconhecimento e dissolução de união estável, divórcio, guarda de filhos, alimentos, investigação de paternidade, entre outros.”

Outro ponto destacado pelo professor é a importância dos atendimentos para a formação dos estudantes de Direito da UFLA, em ato que concomitantemente garante aos cidadãos o acesso à justiça. “O movimento está levando cidadania para moradores de Lavras e região. Os estudantes da UFLA têm oportunidade de materializar o aprendizado teórico obtido na Universidade, agora com contornos práticos para acomunidade. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Departamento de Direito da UFLA tem sido instrumento de acesso à justiça, promoção da cidadania e transformação da sociedade, preparando o discente para implementar os atendimentos jurídicos reais.”

Com parceria com o Cejusc/TJMG, os estudantes são preparados para atendimentos à comunidade, mediação e dúvidas jurídicas em geral. A expectativa dos organizadores é de aumento gradual de atendimento jurídico, faciliando, também, o acesso dos cidadãos à justiça.

O Núcleo realiza orientações jurídicas nas tardes de segunda, terça e quarta no Departamento de Direito (DIR) da UFLA, Sala do NPJ. Os interessados podem agendar um horário pelo telefone (35) 3829-3193.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.