COLÉGIO DE APLICAÇÃO UFLA

Encontro promovido pelo Nedi traz reflexões sobre novos desafios dos professores na Educação Infantil

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Quarta, 07 Junho 2023 08:49 | Última Atualização: Quarta, 07 Junho 2023 08:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Lavras CAp Nedi/UFLA, realizou, no dia 17/05, uma ação de extensão universitária na Escola Municipal Castro Alves, no município de Itumirim-MG. O encontro de formação pedagógica contou com a presença de cerca de 30 gestores e professores que atuam na educação básica do município, e teve como foco assuntos relacionados aos desafios e perspectivas para atuação docente  frente ao novo contexto educacional.

A coordenadora geral do CAp Nedi, professora Letícia Silva Ferreira, conta que o encontro destacou que todas as relações escolares, que têm o  professor como figura central, precisam ser pensadas na perspectiva das identidades, das culturas, das diversidades, das violências, dos aspectos pedagógicos, dos aspectos políticos e dos aspectos socioeconômicos.

“A escola, em complementação ao trabalho realizado pela família e pelo Estado, tem importante papel, ao observar e intervir nos conflitos e situações cotidianas que envolvem o ambiente escolar. Muitos aspectos estão imbricados na atuação de educadoras e educadores e precisam ser considerados, a fim de que todos possam de fato ser incluídos por essa importante instituição”, diz.

Ainda de acordo com Letícia, o encontro também abriu espaço para novas parcerias, entre o CAp Nedi e professores do ensino infantil. “O CAp Nedi enquanto espaço de excelência no ensino de crianças da Educação Infantil, agora vai ofertar formação continuada a professores de Lavras e região”, finalizou.