30 anos

Atuação da comunidade universitária recebe reconhecimento do Cedet em cerimônia de aniversário

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 15 Junho 2023 16:01 | Última Atualização: Quinta, 15 Junho 2023 16:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi homenageada durante a Noite Cultural de celebração dos 30 anos do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet/Lavras). A honraria é um reconhecimento do Cedet à "colaboração da comunidade universitária no desenvolvimento das características de dotação e talento, e formação integral de crianças mais capazes", como relata a placa entregue à Instituição.

De acordo com o Cedet, a parceria com a UFLA ocorre desde 2003, com estudantes e servidores dedicando tempo e empenho para ajudar a colocar em prática planos de trabalho individuais e coletivos que buscam conduzir os jovens assistidos pelo Cedet na expansão de seus talentos. Mais de 500 voluntários da UFLA já atuaram no Cedet ao longo da história do Centro. A Universidade também cede espaço físico para a realização de atividades com os alunos.

Durante a entrega da homenagem, o cerimonial do evento destacou que o reitor da Universidade, professor João Chrysotomo de Resende Júnior, foi um dos primeiros professores voluntários nas atividades. Entre os ex-integrantes do Cedet que fizeram apresentações culturais no evento, estiveram as estudantes da UFLA Mayara Carvalho, do curso de Letras, e Jéssica Mariano, do curso de Direito. A solenidade ocorreu em 2/6.

Sobre o Cedet
É comum o entendimento de que crianças e jovens com algum tipo de déficit ou obstáculo à aprendizagem precisem de um acompanhamento especial. Mas o que muitas pessoas não imaginam é que as crianças com capacidades, habilidades e talentos acima da média também necessitam de um apoio direcionado para desenvolver suas potencialidades. Movida por essa constatação, a educadora e psicóloga Zenita Cunha Guenther idealizou o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), que se tornou realidade em Lavras e atualmente é ligado à Prefeitura do município.